Mundial de Clubes

Número mostra o que Botafogo fez de diferente para evitar atropelo que PSG aplicou na Champions

Time de Luis Enrique até liderou maioria das estatísticas, mas uma em especial mostra como o Glorioso construiu sua vitória histórica

Há cerca de 20 dias, o PSG se tornava campeão da Champions League pela primeira vez em sua história. Com uma goleada por 5 a 0 em cima da Internazionale, o clube francês se consagrava como o melhor europeu da temporada. Poucos dias se passaram, e foi a vez da equipe de Paris enfrentar o Botafogo, atual campeão da Libertadores, tido por muitos como grande azarão na partida, válida pela fase de grupos do Mundial de Clubes.

No entanto, quando a bola rolou, a história foi bem diferente do que a maioria imaginava. O clube carioca fez história ao vencer os europeus por 1 a 0, com gol de Igor Jesus, aos 36′ do 1º tempo, em uma partida na qual correu poucos riscos frente ao poderoso ataque francês. O goleiro John foi exigido em duas oportunidades: um chute de fora da área de Kvaratskhelia e em uma cabeçada de Gonçalo Ramos.

A tese de que os europeus não estariam levando a sério a Copa do Mundo de Clubes, disputada nos EUA, não parece proceder. Até porque o PSG demonstrou muito impeto ao estrear na competição com uma sonora goleada por 4 a 0 frente ao Atlético de Madrid de Diego Simeone, conhecido pela sua solidez defensivas. Diante do Botafogo, Luis Enrique até poupou – pelo desgaste – atletas como Nuno Mendes e João Neves, mas colocou em campo pilares do time na temporada como Doué, Vitinha, Hakimi, mostrando o quanto queria a vitória.

A atuação do Botafogo foi tão exemplar, que o próprio técnico do PSG, Luis Enrique, elogiou o clube brasileiro após partida e exaltou a marcação do time de Renato Paiva.

“Acho que hoje o Botafogo foi o time que melhor se defendeu contra nós em toda a temporada, (levando em consideração) a nossa liga e a Champions. Eles fizeram um bloco baixo desde o início e foram muito eficientes, solidários”, disse.

E em relação aos números da partida? As estatísticas também mostram o feito que o Glorioso conseguiu ao final dos 90 minutos ou os franceses dominaram como foi contra a Internazionale e o Atletico de Madrid? Os franceses foram superiores em diversos quesitos, mas ficaram atrás em chutes a gol e chances perigosas criadas, dois números bastante relevantes.

Veja números da vitória histórica do Botafogo em cima do PSG

  • Posse de bola: PSG 75% x 25% Botafogo
  • Total de chutes: PSG 16 x 4 Botafogo
  • Chutes no gol: PSG 2 x 4 Botafogo
  • Chances perigosas criadas: PSG 0 x 1 Botafogo
  • Passes completos: PSG 680 x 200 Botafogo
  • Interceptações: PSG 11 x 8 Botafogo
  • Duelos ganhos: PSG 54 x 47 Botafogo
***números retirados do aplicativo ‘365Scores'

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Jogo contra o Atlético de Madrid deixou claro foco do PSG no Mundial

Os números chamam a atenção, visto que tiveram alguma semelhança com a partida de estreia do PSG contra o Atlético de Madrid, que terminou com placar totalmente diferente: goleada francesa por 4 a 0. Principalmente no que diz respeito a posse de bola, total de chutes e passes completos.

PSG goleou o Atleti com números parecidos ao que teve contra o Botafogo. Foto: Imago

No duelo entre as equipes, o time de Paris também levou a melhor em quase todos os quesitos analisados. No entanto, o time de Simeone não conseguiu parar o ataque dos atuais campeões da Champions League, o que fica claro no total de chutes no gol e chances perigosas criadas que, inclusive, mostra a letalidade do PSG: criou quatro chances perigosas e converteu todas, o que mostra a importância da postura do Botafogo ao neutralizar o ataque francês.

Veja números da vitória do PSG sobre o Atleti

  • Posse de bola: PSG 74% x 26% Atleti
  • Total de chutes: PSG 16 x 5 Atleti
  • Chutes no gol: PSG 11 x 1 Atleti
  • Chances perigosas criadas: PSG 4 x 1 Atleti
  • Passes completos: PSG 776 x 227 Atleti
  • Interceptações: PSG 12 x 3 Atleti
  • Duelos ganhos: PSG 33 x 37 Atleti
***números retirados do aplicativo ‘365Scores'

PSG também apresentou números superiores na final da Champions League

Assim como nos dois jogos apresentados, o PSG também teve números expressivos na final da Liga dos Campeões, que aconteceu no último dia 31 de maio, contra a Internazionale, ou seja, há cerca de 20 dias do duelo contra o Botafogo.

Apesar de ter uma diferença menor na posse de bola, o PSG também foi superior aos italianos em quase todos os quesitos, e o resultado foi visto dentro de campo, com a goleada por 5 a 0, que deu o título inédito aos franceses.

Há cerca de 20 dias, PSG era campeão da Champions League. Foto: Imago

A comparação ajuda a ver que, por característica, o time de Luis Enrique vai predominar em diversas estatisticas (como posse de bola e passes trocados). Chama a atenção, porém, que o time de Renato Paiva tenha evitado que o PSG, mesmo com tanto volume, criasse chances perigosas, algo que a Internazionale permitiu aos franceses por oito vezes durante a decisão continental.

Veja números da vitória do PSG sobre a Internazionale na final da Champions League

  • Posse de bola: PSG 59% x 41% Inter
  • Total de chutes: PSG 23 x 8 Inter
  • Chutes no gol: PSG 8 x 2 Inter
  • Chances perigosas criadas: PSG 8 x 1 Inter
  • Passes completos: PSG 464 x 287 Inter
  • Interceptações: PSG 4 x 8 Inter
  • Duelos ganhos: PSG 33 x 38 Inter
***números retirados do aplicativo ‘365Scores'

É importante ressaltar que o Botafogo se tornou o primeiro brasileiro a vencer um clube europeu desde 2012. O último tinha havia sido o Corinthians de Tite, que triunfou sobre o Chelsea na decisão do Mundial daquele ano.

A vitória do Botafogo agora deixa a equipe brasileira sonhar em avançar no grupo da morte do torneio. Para isso, na última rodada, o time de Renato Paiva precisa apenas empatar com o Atlético de Madrid para garantir a vaga e o primeiro posto do grupo B. Com uma derrota por um ou doiss gols, o Glorioso ainda avança.

Por outro lado, uma derrota por três ou mais gols ainda pode eliminar o time carioca, a depender do resultado obtido pelo PSG diante do Seattle Sounders. Ambas partidas estão marcadas para a próxima segunda-feira (23).

Foto de Gabriella Brizotti

Gabriella BrizottiRedatora de esportes

Formada em jornalismo pela Unesp, sou uma apaixonada pelo esporte em geral, principalmente o futebol. Dentre as minhas paixões, está o futebol argentino e suas 'hinchadas'.
Botão Voltar ao topo