Mundial de Clubes

‘O maior equívoco de Abel Ferreira no Palmeiras não é técnico, mas de gestão de grupo’

Técnico português é alvo de questionamentos por escolhas no empate com o Inter Miami no Mundial de Clubes

O Palmeiras, apesar de um empate emocionante no finalzinho do jogo contra o Inter Miami por 2 a 2, deixou um sentimento negativo no torcedor. O time que começou bem o Mundial de Clubes no 0 a 0 com o Porto foi caindo de rendimento, mesmo vencendo o Al Ahly na sequência, e parte dessa responsabilidade é de Abel Ferreira.

As escolhas do treinador português, principalmente a titularidade de Raphael Veiga no meio-campo, foram parte do debate do Trivela FC desta terça-feira (24), na quarta edição especial da Copa do Mundo de Clubes. Em transmissão no YouTube, a atração contou com análise do setorista do Alviverde na Trivela, Diego Iwata, direto dos Estados Unidos, onde acontece a competição.

‘Abel erra com Veiga como errou no passado com Rony no Palmeiras'

Raphael Veiga em ação pelo Palmeiras
Raphael Veiga em ação pelo Palmeiras (Foto: Imago)

Ao citar a escolha por Veiga no empate de ontem, o repórter relembrou situação de Rony, atacante que defendeu o Palmeiras entre 2020 e 2025, como comparação pela insistência em um jogador que claramente estava abaixo dos demais. Essa persistência com o meia não vem de agora, mas desde o ano passado.

O maior equívoco de Abel Ferreira no comando do Palmeiras não é técnico, é de gestão de grupo. Ele foi benevolente demais com alguns atletas em gestão de grupo. Tem um em específico que foi o Rony, uma insistência inexplicável e muito longeva com um jogador tecnicamente ruim, que depende de muita empolgação e de bom momento para funcionar, mas que estava em um momento emocional ruim. [No início de 2023] Ele simplesmente deixou Endrick no banco por seis meses — iniciou.

Agora, desde o ano passado, a insistência é com o Raphael Veiga. Ele demorou a ir para o banco, um atleta que não estava rendendo e em declínio físico. Pessoas ligadas a ele falam, em off, que uma hora ele iria envelhecer. Essa é a visão que o clube tem em alguns momentos. Entende a queda do Veiga, do Gustavo Gómez no ano passado — completou.

Iwata questionou o porquê do Palmeiras e de Abel, mesmo cientes da queda de Veiga, não tomam uma decisão. Na coletiva após a partida, o treinador justificou a escolha pelo jogador de 30 anos para dar “robustez” física nos duelos, além da experiência.

— Na visão do clube, o material humano vai se depreciando. Minha pergunta é: ‘se sabemos que há essa depreciação, como você se prepara para mitigar o problema e por que o técnico continua colocando jogadores com condições físicas não ideais?' O Veiga é um caso claro. A dinâmica de jogo dele não combina com a dinâmica de jogo dos demais. Robustez física de um cara que não aguenta andar? E acontece, as pessoas envelhecem, ficam mal fisicamente — finalizou.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Trivela FC no Mundial de Clubes

Exibido sempre às terças-feiras, às 15h (horário de Brasília), o programa Trivela FC, disponível no YouTube e no perfil oficial do site no X (ex-Twitter), tem tido edições especias por conta Copa do Mundo de Clubes com a cobertura direto dos Estados Unidos do colunista Andrey Raychtock e do repórter Diego Iwata.

Do Brasil, Eduardo Deconto apresenta a atração, que também tem comentários do colunista Tim Vickery. Aproveite e siga o canal da Trivela no YouTube, onde estão disponíveis completos os 19 episódios que foram ao ar, além de quatro extras do Mundial.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo