‘O maior equívoco de Abel Ferreira no Palmeiras não é técnico, mas de gestão de grupo’
Técnico português é alvo de questionamentos por escolhas no empate com o Inter Miami no Mundial de Clubes

O Palmeiras, apesar de um empate emocionante no finalzinho do jogo contra o Inter Miami por 2 a 2, deixou um sentimento negativo no torcedor. O time que começou bem o Mundial de Clubes no 0 a 0 com o Porto foi caindo de rendimento, mesmo vencendo o Al Ahly na sequência, e parte dessa responsabilidade é de Abel Ferreira.
As escolhas do treinador português, principalmente a titularidade de Raphael Veiga no meio-campo, foram parte do debate do Trivela FC desta terça-feira (24), na quarta edição especial da Copa do Mundo de Clubes. Em transmissão no YouTube, a atração contou com análise do setorista do Alviverde na Trivela, Diego Iwata, direto dos Estados Unidos, onde acontece a competição.
‘Abel erra com Veiga como errou no passado com Rony no Palmeiras'

Ao citar a escolha por Veiga no empate de ontem, o repórter relembrou situação de Rony, atacante que defendeu o Palmeiras entre 2020 e 2025, como comparação pela insistência em um jogador que claramente estava abaixo dos demais. Essa persistência com o meia não vem de agora, mas desde o ano passado.
— O maior equívoco de Abel Ferreira no comando do Palmeiras não é técnico, é de gestão de grupo. Ele foi benevolente demais com alguns atletas em gestão de grupo. Tem um em específico que foi o Rony, uma insistência inexplicável e muito longeva com um jogador tecnicamente ruim, que depende de muita empolgação e de bom momento para funcionar, mas que estava em um momento emocional ruim. [No início de 2023] Ele simplesmente deixou Endrick no banco por seis meses — iniciou.
— Agora, desde o ano passado, a insistência é com o Raphael Veiga. Ele demorou a ir para o banco, um atleta que não estava rendendo e em declínio físico. Pessoas ligadas a ele falam, em off, que uma hora ele iria envelhecer. Essa é a visão que o clube tem em alguns momentos. Entende a queda do Veiga, do Gustavo Gómez no ano passado — completou.
Iwata questionou o porquê do Palmeiras e de Abel, mesmo cientes da queda de Veiga, não tomam uma decisão. Na coletiva após a partida, o treinador justificou a escolha pelo jogador de 30 anos para dar “robustez” física nos duelos, além da experiência.
— Na visão do clube, o material humano vai se depreciando. Minha pergunta é: ‘se sabemos que há essa depreciação, como você se prepara para mitigar o problema e por que o técnico continua colocando jogadores com condições físicas não ideais?' O Veiga é um caso claro. A dinâmica de jogo dele não combina com a dinâmica de jogo dos demais. Robustez física de um cara que não aguenta andar? E acontece, as pessoas envelhecem, ficam mal fisicamente — finalizou.
Abel Ferreira, sobre Veiga titular:
— Murilo Dias (@mmurilodias) June 24, 2025
– Decisão pelo Veiga era para ter mais experiência nesse jogo. Mauricio entrou bem e fico contente nisso, porque há jogadores que quando iniciam não tem o mesmo rendimento quando entram do banco. E o treinador também tem que ser inteligente e… pic.twitter.com/BUucMpLLeg
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Trivela FC no Mundial de Clubes
Exibido sempre às terças-feiras, às 15h (horário de Brasília), o programa Trivela FC, disponível no YouTube e no perfil oficial do site no X (ex-Twitter), tem tido edições especias por conta Copa do Mundo de Clubes com a cobertura direto dos Estados Unidos do colunista Andrey Raychtock e do repórter Diego Iwata.
Do Brasil, Eduardo Deconto apresenta a atração, que também tem comentários do colunista Tim Vickery. Aproveite e siga o canal da Trivela no YouTube, onde estão disponíveis completos os 19 episódios que foram ao ar, além de quatro extras do Mundial.