México

Um tal de Méndez no caminho

Em pouco mais de um ano, o Fluminense e a LDU voltaram a se encontrar em uma final, desta vez não da Libertadores, mas da Sul-Americana. Mais uma vez a ordem dos confrontos foi a mesma: primeiro jogo em Quito e o segundo no Maracanã. Só que agora o trabalho da equipe equatoriana foi um tanto quanto mais fácil do que a final da Libertadores, quando venceu por 4 a 2. Agora, a equipe fez um sonoro 5 a 1 nos cariocas, e praticamente garantiu a conquista da “tríplice coroa sul-americana”.

O que mais se viu após o jogo da quarta-feira foram pessoas tentando achar um culpado pela derrota da equipe que nas últimas semanas empolgou grande parte dos torcedores graças a arrancada heróica. Hora a culpa era da altitude, hora dos gandulas, mas raros foram os momentos em que se creditava a vitória à bela equipe da LDU e ao seu excelente Édison Méndez.

Enquanto o olhar de todos estava voltado para o centroavante argentino Claudio Bieler, o meia, até então, não tão badalado, roubou a cena e com muita precisão garantiu a vitória e praticamente o título da Sul-Americana para os equatorianos. Mas quem é este jogador que acertou belos chutes e desconcertou o goleiro Rafael?

Méndez começou sua carreira no Deportivo Quito, e com apenas 20 anos logo foi atuar na seleção equatoriana. Logo, se transferiu para o El Nacional e depois rumou para o México, onde jogou duas temporadas, uma no Irapuato e outra no Santos Laguna. Após esta passagem pelo México, o jogador voltou para o Equador e atuou pela LDU, em 2005. No ano seguinte defendeu a seleção equatoriana na Copa do Mundo.

Em 2006, foi para a Europa e ficou três temporadas no PSV, e no clube holandês se tornou o primeiro equatoriano a disputar a Liga dos Campeões. Mas o jogador de apenas 30 anos, com muito talento e com cerca de 50 gols na carreira, resolveu voltar para o Equador e reforçar a LDU neste segundo semestre. Para a infelicidade dos torcedores tricolores.

Claro que não foi apenas por um jogador que a equipe equatoriana venceu a peleja. Mas sim pelo bom futebol que a LDU está apresentando neste segundo semestre, principalmente na Sul-Americana. Na competição a equipe marcou 28 gols e não perdeu nenhum jogo. Certamente, a equipe tem amplo favoritismo na conquista do título, mas devido à arrancada final do Fluminense a festa que a torcida está realizando, não se pode cravar nada. Mesmo com os quatro gols de vantagem.

Após polêmica, Chile se prepara para as semifinais

Na terça e quarta desta semana foram definidas as equipes que irão fazer as semifinais do Clausura chileno. Mas, por algum tempo a decisão ficou para segundo plano e a preocupação de todos estava no Rangers, de Talca, e na seleção de Bielsa. O clube que foi rebaixado na última rodada entrou na justiça comum, ação proibida pela Fifa. Por alguns instantes o futebol ficou em segundo plano no Chile e o temor de perder a vaga na Copa do Mundo tomou conta de todos.

Tudo começou na última rodada, quando a equipe de Talca teve em campo no segundo tempo, por 10 minutos da partida contra o Cobreloa, seis jogadores estrangeiros – um a mais do que o permitido pelo regulamento do campeonato. Com a atitude, o clube foi denunciado, perdeu três pontos e foi rebaixado. No entanto, insatisfeito com a decisão, entrou com uma apelação na corte de Talca, que foi deferida e com isso o torneio foi suspenso e todo o Chile ficou com medo, já que tal atitude é proibida pela Fifa.

Mas, na noite de quinta-feira, Cristián Herrera, representante do clube, garantiu que o clube não irá mais a frente com a apelação que realizou, irá tirar da corte de Talca e aceitar a decisão da ANFP e disputar na próxima temporada a Primera B. Com a atitude de Herrera, o Clasura poderá ter continuidade neste final de semana, e todos podem ficar tranquilos quanto a seleção de Bielsa.

Polêmicas a parte, dois confrontos agitarão o futebol nacional no Chile neste final de semana. Santiago Morning, Universidad Católica, Colo Colo e La Serena farão as semifinais do campeonato. O primeiro confronto terá início no sábado e será entre Santiago Morning x Universidad Católica e no domingo será a vez do Colo Colo enfrentar o La Serena.

Cada vez maiores

Como todos sabem, a Conmebol organiza tanto a Copa Libertadores da América, no primeiro semestre do ano, como a Copa Sul-Americana, no segundo semestre. E em 2010, ano de Copa do Mundo, de calendário curto, ambas competições terão cada uma 40 participantes.

A Sul-Americana terá mais oito equipes no próximo ano, serão incorporadas uma equipe a mais da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Com a determinação cada país será representado por três times, e não mais dois como acontece atualmente.

Já a Libertadores, que terá início no dia 27 de janeiro, terá está grande quantidade de clubes devido aos dois clubes mexicanos que foram eliminados devido à gripe H1N1. O San Luis Potosí e o Chivas Guadalajara já estão classificados para as oitavas de final diretamente. O regulamento será o mesmo, e devido à Copa do Mundo, a competição terminará somente no dia 18 de agosto.

Até o momento a Copa já tem 22 equipes classificadas:

Argentina: O país com maior número de títulos já tem o Estudiantes classificado, devido ao título da Libertadores 2009, e o Vélez Sarsfield, campeão do Clausura 2009. As outras quatro vagas só serão definidas no final do Apertura, atualmente Banfield, líder do Apertura, Colón, Lanús e Newell´s são as equipes que mais tem chances de garantir a vaga.

Bolívia: O Blooming, vencedor do Clausura e o Bolívar, campeão do Apertura também estão garantidos. As equipes Bolívar, Oriente Petrolero, The Strongest e Real Potosí, disputam um mata-mata para decidir os classificados para a Libertadores e para a Sul-Americana. No caso do Bolívar vencer, o vice-campeão ficará com a terceira vaga.

Brasil: Somente o Corinthians está com vaga garantida para a competição. São Paulo, Flamengo, Internacional, Palmeiras, Atlético-MG e o Cruzeiro ainda disputam as outras quatro vagas.

Chile: A Universidad de Chile já está classificada, pois foi a campeã do Apertura. A segunda vaga será definida pelo campeão do Apertura, atualmente as equipes Universidad Católica x Santiago Morning, e Colo Colo x La Serena fazem a semi-final do torneio. Se a Universidad Católica vencer, o La Serena garantirá a terceira vaga. Pois estas duas equipes tem a melhor e a segunda melhor campanha do ano, respectivamente.

Colômbia: Somente o Once Caldas, campeão do Apertura tem vaga. O Finalización ainda está em disputa e oito equipes ainda tem chances de garantir a vaga. O Colômbia 3 virá da soma de pontos das equipes nos torneios disputados no ano.

Equador: O país já tem dois classificados, mas ainda não definiu a ordem. Depotivo Quito e Deportivo Cuenca definirão o primeiro e o segundo colocados. A LDU e o Emelec ainda buscam a terceira vaga.

México: O país já tem duas equipes nas oitavas-de-final, o San Luís e o Chivas. Outro classificado, mas para a fase de grupos, está o Morelia. O clube ficou na terceira colocação na primeira fase do Apertura e garantiu a vaga. Vale lembrar que os dois primeiros (no caso, Toluca e Cruz Azul) vão para a Concachampions. Os outros dois representantes virão de um torneio classificatório que será realizado em janeiro.

Paraguai: O Cerro Porteño, campeão do Apertura, está classificado. As outras vagas serão definidas no final do Clausura, o campeão e o time com o maior número de pontos na soma do Apertura e do Clausura estarão na competição.

Peru: Os dois finalistas do ano terão vaga na competição. Atualmente somente o Universitario de Deportes está na final, o clube aguarda o resultado da semi-final entre Alianza Lima e José Gálvez. O terceiro classificado será decidico pela soma de pontos da temporada.

Uruguai: Junto com a Venezuela é o país que já tem todos os seus representantes. O Nacional de Montevidéu está garantido já que foi campeão nacional. O Cerro foi campeão do Luguilla, e o Racing de Montevidéu foi o vice.

Venezuela: O campeão do Clausura, Caracas estará novamente na competição. O Deportivo Italia, campeão do Apertura em 2008, também estará, e o terceiro classificado é o Deportivo Táchira, pela somatória de pontos dos dois torneios.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo