México

Soy loco por ti America (Central)

Seja bem-vindo, leitor da Trivela. A partir desta semana, você terá um novo espaço no site, onde poderá conferir tudo o que acontece de importante no futebol da América Central. Quinzenalmente, você lerá sobre o panorama do esporte bretão nas principais ligas do continente: México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá e Costa Rica.

Na coluna de estreia, excepcionalmente publicada nesta quinta, segue uma breve explicação de como funciona cada uma dessas ligas e como estão atualmente.

México

Como funciona: A Primera División Profesional existe desde 1943 e conta com 18 clubes divididos em três grupos de seis, tanto no Apertura quanto no Clausura. Em cada um dos turnos, os dois melhores de cada grupo e os dois melhores da tabela geral, depois de excluídos os melhores dos grupos, vão para os playoffs, que são disputados em eliminatórias de ida e volta.

O rebaixamento é definido por um coeficiente das últimas três temporadas e só um clube desce a cada seis meses.

Atual situação: No Apertura 2010, o equatoriano Cristian ‘Chuchu’ Benitez e o mexicano Javiel ‘El Chuletita’ Orozco lideram, respectivamente, Santos Laguna e Cruz Azul, que estão no topo da tabela com 15 pontos em 6 jogos disputados.

Para mais informações: http://www.femexfut.org.mx/ (site da federação)

Guatemala

Como funciona: A Liga Nacional de Fútbol de Guatemala existe desde 1919 e atualmente conta com 12 clubes e também é disputada no sistema de Apertura e Clausura. Cada um dos campeonatos tem partidas de ida e volta na 1ª fase e os 6 melhores passam para os playoffs, onde o 1º e 2º vão direto para a semifinal, esperando os confrontos entre 3º x 6º e 4º x 5º. No final dos dois campeonatos, juntam-se os resultados e o pior colocado é relegado direto, enquanto o 10º e o 11º disputam playoffs com o 2º e o 3º da Primera División de Ascenso para decidir quem estará na liga da próxima temporada.

Atual situação: Depois de seis rodadas, a liderança do Apertura 2010 é dividida por dois clubes, ambos com 12 pontos: O Comunicaciones, da capital, e o Xinajabul, de Huehuetenango. O atual campeão e representante guatemalteco na fase de grupos da Concachampions, Municipal, está em 4º, apenas dois pontos atrás dos líderes.

Para mais informações: http://www.lnfguatemala.com/ (site da liga)

El Salvador

Como funciona: A Primera División de Liga de Fútbol Profesional é disputada desde 1969 e, atualmente, é composta por 10 times, funcionando também no sistema de Apertura e Clausura. Cada um dos dois campeonatos tem uma 1ª fase com jogos de ida e volta, que classificam os quatro melhores para os playoffs que decidem o campeão. No final dos dois campeonatos, as tabelas são somadas e o pior time é automaticamente relegado para a 2ª divisão, enquanto o penúltimo colocado disputa um playoff com o vice-campeão da 2ª para decidir quem fica com a vaga em La Primera para a próxima temporada.

Atual situação: Depois de quatro dos cinco jogos da 5ª rodada do Apertura 2010, o Isidro Metapán, atual campeão, lidera o campeonato com 10 pontos e é seguido de perto pelo Alianza, que tem um ponto a menos que Los Caleros, como é conhecido o Metapán.

Para mais informações: http://www.elgrafico.com/ (site do jornal El Grafico)

Costa Rica

Como funciona: A Primera División de Costa Rica foi fundada em 1921, conta com 12 clubes e também é disputada no sistema de dois campeonatos por temporada. Em cada um dos dois, os 12 times são divididos em 2 grupos de 6, disputando uma partida contra os rivais do outro grupo e duas contra os adversários do mesmo. Os três melhores de cada grupo passam aos playoffs, onde os primeiros colocados esperam duelos entre os demais. No fim da temporada, somam-se as duas tabelas e o último colocado é relegado à 2ª divisão.

Atual situação: Depois de 5 rodadas do Apertura 2010, a Alajuelense lidera um dos grupos com 12 pontos, seguido de perto pelo Herediano, que tem 12. No outro grupo, o líder é o Barrio México, com 10 pontos, o que o deixa com quatro pontos de vantagens sobre o Puntarenas e o Limón.

Para mais informações: http://unafut.com/site/index.php (site da união formada pelos clubes)

Honduras

Como funciona: A Liga Nacional de Fútbol Profesional de Honduras é disputada desde 1964 e atualmente é composta por 10 times num sistema de dois campeonatos por temporada. Cada um dos campeonatos tem 1ª fase, onde todos se enfrentam em ida e volta, e os quatro melhores se classificam para os playoffs que determinam o campeão. No final dos dois campeonatos, os resultados são somados e o pior colocado é rebaixado para a 2ª divisão.

Atual situação: Depois de quatro rodadas no Apertura 2010, o recém promovido Necaxa é o líder com 10 pontos ganhos e é seguido de perto pelo Marathón, que tem dois pontos a menos.

Para mais informações: http://www.lina.hn/ (site da liga)

Panamá

Como funciona: A Liga Panameña de Fútbol é disputada desde 1988 e atualmente conta com 10 times jogando em um sistema de dois campeonatos por ano. Em cada torneio, todos se enfrentam em turno e returno durante a 1ª fase, que qualifica os quatro melhores times para disputarem os playoffs que indicarão o campeão. No final dos dois campeonatos, os resultados são somados e o pior time disputa um playoff contra o campeão da 2ª divisão para decidir quem fica com a vaga na LPF da temporada subsequente.

Atual situação: O Árabe Unido, atual bicampeão, lidera o Apertura 2010 com 13 pontos depois de 5 rodadas disputadas e tem 5 pontos de vantagem sobre Chorillo e Sporting, que vem igualados na 2ª posição.

Para mais informações: http://www.futbolextremo.com/es/ligas.html (site panamenho sobre futebol)

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo