México

Hoje não, hoje não, hoje sim

A expectativa sobre o México, antes da Copa do Mundo, era muito grande. Afinal, além de vir de uma sequência de bons resultados, o time tem jovens e promissores talentos. A estreia contra a África do Sul esfriou um pouco isso. Por isso a partida contra a França era fundamental. Além de definir as chances da equipe na última rodada, serviria para reerguer o moral do time. E levantou.

Por mais combalida que esteja a França, ainda é uma seleção considerada top. A vitória foi extremamente significativa, além de ter quebrado um recorde negativo: nunca os mexicanos haviam derrotado uma seleção campeã mundial em Copas do Mundo.

O México soube se impor desde o início. Sem medo, presssionou os franceses e criou as melhores oportunidades. No entanto, os erros do ataque ainda prejudicavam demais o time – como na estreia. Guillermo Franco melhorou, mas ainda é ineficaz. Carlos Vela, que saiu com 30 minutos de jogo lesionado, perdeu gols incríveis. E Giovani dos Santos não conseguia repetir a boa atuação do jogo anterior.

Foi preciso que entrasse em campo o jovem Javier Hernández, negociado com o Manchester United recentemente. Aos 22 anos, o atacante incendiou a partida e aproveitou uma falha da defesa francesa na marcação (linha de impedimento burra), que permitiu que ele entrasse livre, driblasse Hugo Lloris e abrisse o placar.

Com a vantagem, os mexicanos demonstraram muita tranqüilidade em administrar o placar e sair para os contra-ataques. Depois ainda ampliaram com o veterano Cuauhtémoc Blanco, de pênalti.

Com quatro pontos, agora o México faz um jogo curioso na última rodada contra o Uruguai, que tem a mesma pontuação. As duas equipes classificam-se para as oitavas de final com um empate, só que, no momento, os uruguaios estão à frente porque tem um gol a mais de saldo. Isso vai possibilitar, provavelmente, que eles fujam do confronto com a Argentina.

Por conta disso, é difícil acreditar que o México vá se contentar com o empate. Ao mesmo tempo que o risco de ser eliminado não pode ser ignorado. A ver.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo