México

Guia das oitavas da Libertadores

Com algumas surpresas e 100% de brasileiros classificados, vai começar na próxima terça o mata-mata da Copa Libertadores da América 2009. A competição já mostrou muitas novidades, como a queda de status dos clubes argentinos, o bom momento de peruanos e uruguaios e o equilíbrio dos times médios. Tanto que apenas Colômbia e Bolívia não tiveram times classificados.

Veja o que esperar das oitavas de final.

Universidad San Martín x Grêmio

Tarefa relativamente tranquila para o Grêmio. Os gaúchos terão pela frente uma equipe que tem como virtude apenas a determinação. Tecnicamente, o San Martín está longe de ser brilhante e a classificação se deve mais a demérito do River Plate do que a mérito próprio. Além disso, sua torcida é diminuta e não deve intimidar os visitantes. Os gremistas têm torcida fanática e barulhenta, um time muito mais forte e a vantagem de decidir em casa. Um confronto sob medida para uma equipe que ainda está com técnico interino e precisava evitar algum adversário que exigisse um comando forte.
Chances: San Martín 25% / Grêmio 75%

Deportivo Cuenca x Caracas

O duelo é tecnicamente o mais fraco das oitavas de final, mas vale prestar atenção porque deve ser emocionante. O Caracas tem a vantagem de ser tecnicamente um pouco melhor e ter mais experiência internacional. O Cuenca conta com a altitude e um curioso retrospecto: já foi o responsável pela eliminação de outras duas equipes venezuelanas (Deportivo Anzoátegui e Deportivo Táchira) na Libertadores 2009.
Chances: Cuenca 50% / Caracas 50%

Chivas de Guadalajara x São Paulo

O São Paulo tem um início de ano mais estável que em 2008, mas chegou a abril sem ter nenhum momento de brilhantismo. As Chivas tiveram esses instantes de grande futebol, mas têm de conviver com uma troca de técnico e a clara falta de comando sobre o elenco. Os mexicanos estão se recuperando, mas o Tricolor é melhor tecnicamente, está descansado e provavelmente não precisará jogar na casa do adversário.
Chances: Chivas 40% / São Paulo 60%

Universidad de Chile x Cruzeiro

A Universidad de Chile até que tem um time bem montado, mas claramente está alguns degraus abaixo dos principais times da América do Sul. E o Cruzeiro pode se considerar nesse grupo. Com um setor ofensivo bastante interessante, principalmente pela ajuda que recebe de meias e laterais, sabe como usar as dimensões do Mineirão para furar a defesa adversária.
Chances: U de Chile 35% / Cruzeiro 65%

Defensor Sporting x Boca Juniors

É o mesmo caso de Universidad de Chile x Cruzeiro. O Defensor Sporting tem uma equipe muito organizada, sabe tocar a bola e tem em Diego de Souza um jogador acima da média. Até daria para chegar às quartas, não fosse o Boca Juniors o adversário. Os boquenses claramente priorizam a Libertadoers (tanto que já minaram suas chances no Clausura argentino) e jogaram apenas “para o gasto” na fase de grupos. Agora que a competição começa para valer, a equipe está descansada e com status de uma das favoritas ao título.
Chances: Defensor 30% / Boca 70%

Estudiantes x Libertad

Um jogo bastante interessante. Duas equipes com algumas limitações técnicas, mas algum entrosamento, bons jogadores e experiência internacional. O Libertad tem um melhor retrospecto recente na Libertadores e decide em casa, mas o Estudiantes é superior no papel e tem Verón. Além disso, o time argentino cresceu durante a competição, trajetória inversa à dos paraguaios.
Chances: Estudiantes 55% / Libertad 45%

San Luis x Nacional-URU

Um confronto interessante. O Nacional fez uma excelente campanha na primeira fase, mostrando um futebol bastante convincente e competitivo dentro de suas limitações financeiras e técnicas. O San Luis superou o fato de a Televisa (empresa que é dona do clube) ter tirado seus principais jogadores e enviado ao Necaxa (outro clube do mesmo grupo, mas esse ameaçado de rebaixamento no Mexicano) e reagiu nas últimas rodadas, conseguindo uma improvável classificação. Pelo jogo coletivo e decidir diante de sua barulhenta torcida, o Nacional surge como candidato mais forte. Mas é um jogo que vale ficar de olho.
Chances: San Luis 40% / Nacional-URU 60%

Palmeiras x Sport

O Sport é uma das grandes surpresas da competição. Não pela classificação, possível para uma equipe que tem um estádio constantemente lotado e intimidador, mas pela excelente campanha realizada em uma chave tão difícil. O Palmeiras quase foi a decepção, mas conseguiu reagir no final, sobretudo pelas vitórias fora de casa contra Sport e Colo-Colo. O confronto direto na fase de grupos dá vantagem ao Palmeiras, mas o fato de decidir em casa e de o Alviverde ainda mostrar muitos problemas defensivos dão ligeiro favoritismo ao Sport.
Chances: Palmeiras 45% / Sport 55%

O que já passou

Agora que chegamos no mata-mata, vale dar uma rápida checada no que rolou na fase de grupos.

A surpresa: Nacional-URU
A classificação do atual campeão uruguaio era esperada, até porque o time vem fazendo campanhas consistentes na Libertadores e os companheiros de grupo não eram aquela maravilha. De qualquer modo, os Bolsos mostraram um futebol muito organizado e competitivo para se impor, inclusive contra o River Plate no Monumental de Núñez. Tanto que terminaram a fase de grupos com a terceira melhor campanha.

A decepção: River Plate
O River simboliza o fracasso argentino, que também teve a não-classificação de San Lorenzo e Lanús. Mas Cuervos e Granate têm a desculpa de que estavam em grupos com um mínimo de concorrência, enquanto que os riverplatenses eram favoritos ao primeiro lugar da chave. Nem a vitória folgada sobre o Universidad San Martín na última rodada serve para amenizar uma campanha que foi concluída, na prática, com uma derrota acachapante para o frágil Nacional do Paraguai.

O susto: San Luis
O Palmeiras acha que sua classificação foi no sufoco. Pois o San Luis foi pior. Precisava vencer o Libertad em Assunção e ver o Universitario perder para o San Lorenzo em Buenos Aires. Além disso, a soma dos resultados teria de dar quatro gols de saldo de vantagem para os mexicanos. Os peruanos perdiam por 2 a 0, enquanto que os Gladiadores faziam 1 a 0 nos liberteños. Até que Torres fez o segundo gol dos potosinos, no último minuto da partida no Paraguai.

O tranquilão: Libertad
Venceu as quatro primeiras partidas e se tornou a primeira equipe a assegurar classificação para as oitavas de final. Era forte candidato a terminar com a melhor campanha da competição, mas relaxou e perdeu as duas últimas partidas. Ficou como segundo pior primeiro colocado.

O sortudo: Deportivo Cuenca
O futebol apresentado foi apenas regular, e nem poderia ser diferente para uma equipe para lá de mediana. Mas, como o Guaraní jogou abaixo dos padrões para um time paraguaio e o outro adversário era o Deprotivo Táchira, os equatorianos conseguiram se classificar.

O azarado: Colo-Colo
A equipe pecou por perder em casa para o Sport logo na estreia e estar em um grupo bastante complicado. Mas o Cacique teve bons momentos na competição, como nos dois jogos contra a LDU Quito e na vitória sobre o Palmeiras no Parque Antarctica. Estivesse em outra chave e teria se classificado com certa tranquilidade.

O melhor: Grêmio
O time trocou de técnico e mostrou um incrível talento para perder gols feitos. Mesmo assim, terminou a fase de grupos com a melhor campanha e foi premiado com uma chave convidativa no mata-mata. Se não bobear, chega às semifinais com tranquilidade, e aí o trabalho do novo técnico já estará em pleno andamento.

O pior: Guaraní
Pela matemática, o Aurora foi o time de pior campanha na fase de grupos. No entanto, os bolivianos podem dizer que estavam em uma chave um pouco mais chata, pois tinham um time muito forte (Grêmio), um que não sente a altitude de Cochabamba (Boyacá Chicó) e outro também familiarizado com os Andes (Universidad de Chile). Os paraguaios tinham o Boca pela frente, é verdade. Mas fazer apenas um ponto em quatro jogos contra Deportivo Cuenca e Deportivo Táchira é indesculpável.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo