México

Fifa volta atrás e retira veto a partidas na altitude

A Fifa voltou atrás e liberou a realização de partidas de futebol em cidades localizadas a grandes altitudes. Nesta terça-feira, em reunião do comitê executivo da entidade em Sydney, decidiu-se retirar de forma provisória o veto imposto anteriormente.

“Vamos reabrir a discussão. A comissão médica pretende examinar as condições a que os atletas são submetidos nesses ambientes, consideradas extremas, e portanto o Comitê Executivo decidiu por suspender a proibição aos jogos em altitude”, afirmou Joseph Blatter em entrevista coletiva.

No ano passado, a Fifa havia anunciado a proibição de partidas em locais acima dos 2.750 metros acima do nível do mar. A medida causou a revolta de alguns países sul-americanos, principalmente da Bolívia. O presidente Evo Morales promoveu uma série de protestos contra a decisão – ele até participou de algumas partidas para chamar a atenção para a causa e até foi inscrito pelo Litoral, clube da segunda divisão boliviana. Tudo porque La Paz, a 3,6 mil metros de altura, estaria proibida de receber jogos da seleção.

O presidente da Fifa, acusado por Morales de promover o ‘apartheid no futebol’, disse que será analisado um pacote de novas medidas, chamado de ‘Futebol sob condições extremas’. Nele, serão analisadas questões como a disputa de partidas em locais com excesso de calor, umidade, frio e poluição, com orientações e recomendações específicas para cada caso.

A entidade estuda se serão obedecidas regras diferentes em jogos entre clubes e entre seleções.
 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo