México

Fifa cancela suspensão à federação peruana

A Fifa anunciou neste sábado o fim da suspensão à federação peruana por causa de interferência governamental. A decisão libera os clubes do país para disputar a Copa Libertadores da América e a seleção para seguir na disputa das eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

“Não somos a polícia, mas temos nosso estatuto, e pedimos que ele seja respeitado”, declarou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, após a reunião do comitê executivo em Tóquio. “No Peru, foi possível unir o povo e os políticos, por enquanto. Esperamos que continue funcionando”.

O Peru foi suspenso por causa do impasse entre governo e federação. O Instituto Peruano de Esportes (IPD), órgão governamental, dizia não reconhecer a posição de Manuel Burga como presidente da entidade que regula o futebol no país. O problema custou ao país a organização do Sul-Americano sub-20 de 2009, transferido para a Venezuela.

As suspensões às federações de Kuwait e Samoa também foram canceladas. Segundo Blatter, o Kuwait ainda corre risco de ser suspenso novamente. A posição será revista no próximo congresso da Fifa, em junho.

“Se as leis não forem mudadas para dar autonomia às organizações esportivas, decidiremos no congresso. Se optarmos por outra suspensão, será de pelo menos um ano”, disse o dirigente.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo