México

Começa a era Bielsa

Marcelo Salas completará 33 anos em dezembro. Depois de passagens por River Plate, Lazio e Juventus, o atacante voltou para seu país e muitos esqueceram que ele continua em atividade. Um pensamento que nem é tão descabido, pois “El Matador” tem problemas físicos crônicos e não consegue completar uma temporada sem contusões desde que retornou à Universidad de Chile. Por isso, vê-lo com a camisa da seleção chilena parece um retrocesso e sinal da falta de renovação.

Nem tudo é tão linear quando o comandante é Marcelo Bielsa. Por mais paradoxal que possa parecer, “El Loco” chamou Salas justamente para facilitar a renovação. Ele, ao lado de Maldonado e outras figuras conhecidas ajudam a dar suporte aos jovens que vão ganhando espaço. Um papel importante, já que a federação chilena suspendeu Valdivia, Vargas, Contreras, Navia, Tello e Ormeño por 20 jogos devido ao comportamento na concentração durante a Copa América. Assim, uma base de jogadores de mais rodagem se perdeu.

Nas duas primeiras partidas sob o comando do treinador argentino, o resultado da experiência de Bielsa foi bastante interessante. Jogando em Viena e Klagenfurt, o Chile perdeu da Suíça por 2 a 1 e venceu a Áustria por 2 a 0, terminando em segundo lugar em um torneio amistoso organizado pelos austríacos (o campeão foi o Japão). Melhor que o vice-campeonato em uma competição que não valia nada foi o futebol apresentado, sobretudo contra a Áustria. Seguro, confiante, com marcação eficiente, ataque insinuante e novas caras atendendo às expectativas.

Bielsa continua adepto de esquemas de jogo pouco comuns. Nas duas primeiras partidas no comando de La Roja, usou o 4-3-3 com apenas um volante e um exótico 3-3-1-3, esquema que o técnico já utilizara na seleção argentina. O treinador testou quase todos os jogadores convocados, o que dificulta a dizer que há um time-base.

Desse modo, dá para dizer quem ganhou espaço nessa disputa. Ponce teve grande desempenho como central na linha defensiva contra a Áustria. Na mesma partida, Maldonado dominou o meio-campo sendo o central da segunda linha de 3. Alexis Sánchez teve boas atuações nas duas partidas e deve, aos poucos, se consolidar como titular do Chile. Matías Fernández, apesar do enorme talento, ainda está inseguro. O mesmo não se pode dizer de Suazo, principal figura dos chilenos na Copa América, e dos experientes Salas, Droguett e Mark González.

Se o Chile conseguir deixar de lado a crise de autoridade da federação em relação aos jogadores (algo que vem desde as eliminatórias para a Copa de 2002) e ignorar a pressão da imprensa local, Bielsa tem conhecimento e ousadia para montar um time diferente e interessante. O suficiente para ser candidato viável à um lugar no Mundial de 2010.

CURTAS

AMISTOSOS
– Veja os resultados dos amistosos envolvendo as equipes latino-americanas: sexta, 7/setembro: Suíça 2×1 Chile; sábado, 8/setembro: Peru 2×2 Colômbia, Venezuela 3×2 Paraguai e Equador 5×1 El Salvador; domingo, 9/setembro: México 1×0 Panamá (suspenso no intervalo devido a forte chuva) e Costa Rica 0x0 Honduras; terça, 11/setembro: Áustria 0x2 Chile; quarta, 12/setembro: Colômbia 1×0 Paraguai, África do Sul 0x0 Uruguai, Canadá 1×1 Costa Rica, Venezuela 1×1 Panamá, Peru 2×0 Bolívia, Honduras 2×1 Equador, Brasil 3×1 México e Trinidad e Tobago x Guatemala (suspenso).

COPA SUL-AMERICANA
– Com as classificações de Vasco, Botafogo, Defensor Sporting e Millonarios sobre Atlético-PR, Corinthians, Tacuary e Atlético Nacional, estão definidas as
oitavas-de-final da competição. Confira: Lanús x Vasco, Boca Juniors x São Paulo, Botafogo x River Plate, Goiás x Arsenal/ARG, DC United x Chivas de Guadalajara, Defensor Sporting x El Nacional/EQU, Millonarios x Colo-Colo e Pachuca x América/MEX.

BOLÍVIA
– Mesmo com um time misto, o The Strongest venceu o Bolívar por 2 a 1 em torneio amistoso. Os jogadores celestes estão em greve por atraso de salários e só se apresentam para as partidas, ficando de fora dos treinamentos.

CHILE
– O jornal El Mercúrio antecipou quais serão os preços dos ingressos para o jogo contra o Peru pelas eliminatórias da Copa. O valor mais alto é de CLP 90 mil, o equivalente a US$ 175. Seria, de acordo com o diário santiaguino, o ingresso mais caro da América do Sul.

– A diretoria do Colo-Colo admite: clube e jogadores estão em conflito pela dificuldade em acertar os prêmios pelo desempenho na Copa Sul-Americana e no Clausura.

COLÔMBIA
– O América de Cáli venceu o Deportivo Cali por 1 a 0 e acabou com uma série de nove clássicos sem vitória sobre o rival.

EQUADOR
– Neste domingo, será realizada mais uma edição do Clásico del Astillero (Barcelona x Emelec), o de maior rivalidade do país.

MÉXICO
– O Santos Laguna está imparável. No último domingo, recebeu o América no que muitos imaginaram o jogo em que os guerreros perderiam a invencibilidade. Pois tal expectativa se mostrou bastante equivocada. Os laguneros não apenas venceram as águilas, como fizeram um contundente 4 a 0.

PARAGUAI
– O Libertad contratou o atacante Dante López, que estava no Crotone, da Serie B italiana.

PERU
– Sporting Cristal e Alianza Lima são os lanternas do Clausura. Cienciano, Sport Ancash e Deportivo Municipal lutam pela liderança. O Campeonato Peruano anda meio esquisito.

URUGUAI
– Como a torcida chilena, a uruguaia também terá de esvaziar os bolsos. A AUF (federação uruguaia) aumentou em 257% o preço dos ingressos para o jogo da Celeste contra o Bolívia, na estréia das eliminatórias da Copa. Os valores vão de UYU 100 a 1.180 (de US$ 4 a 41).

VENEZUELA
– Neste domingo, tem jogo de líder contra vice-líder. O Deportivo Anzoátegui (segundo colocado) recebe o ponteiro Caracas em Puerto La Cruz.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo