México

Bielsa assume comando da seleção chilena

A federação chilena definiu nesta sexta-feira o nome do novo treinador da seleção. O argentino Marcelo Bielsa assume o comando da equipe no lugar de Nelson Acosta, que deixou o cargo após a eliminação nas quartas-de-final da Copa América.

“Decidimos que Bielsa será o técnico da seleção durante as eliminatórias da Copa do Mundo. O contrato dele começa hoje e irá até o final do Mundial-2010. Caso não nos classifiquemos, o vínculo se encerrará ao término das eliminatórias”, explkicou Harold Mayne-Nicholls, presidente da federação chilena, em entrevista coletiva. A estréia do treinador deve ser contra a Argentina, em Buenos Aires, na primeira rodada do torneio.

O último trabalho dele como técnico havia sido com a própria seleção argentina. Ele rescindiu o contrato para dirigir a Albiceleste em setembro de 2004. Desde então, apareceu poucas vezes em público. ‘El Loco’, como se tornou conhecido, teve passagens por Newell’s Old Boys (levou o time à final da Libertadores em 1992), Vélez Sarsfield, Atlas, América-MEX e Espanyol.

Bielsa assumiu a seleção argentina em 1998 e treinou a equipe na Copa-02, quando a Albiceleste deu vexame e foi eliminada ainda na primeira fase. Dois anos depois, levou a equipe à conquista da medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Atenas.

Acosta deixou o Chile após a goleada por 6 a 1 sofrida para o Brasil na última Copa América. Na época, criou-se uma grande polêmica com um suposto ato de indisciplina de alguns jogadores da seleção. Antes dessa partida, eles teriam exagerado no consumo de bebidas alcoólicas, destruído parte do hotel no qual estavam hospedados e assediado funcionárias do local. A federação decidiu suspender os atletas envolvidos, entre eles Valdivia, do Palmeiras, por 20 jogos.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo