Venezia desaparece por causa de crise financeira

O futebol italiano perdeu mais um clube por causa da crise financeira. O Venezia, clube fundado em 1907, deixou de existir depois que a diretoria não entrou com um apelo contra a decisão do COVISOC de excluir o clube da disputa da Série C italiana da temporada 2005/6.
A COVISOC é uma comissão da federação italiana que verifica a sanidade financeira dos clubes antes que comecem os torneios profissionais do país. Para conseguir o OK da comissão, os clubes têm de provar que estão capacitados a cumprir seus compromissos financeiros durante o ano seguinte.
Na semana passada, a comissão determinou que vários clubes fossem excluídos das suas competições, como o Torino, da Série A, o Perugia na Série B e o Venezia na Série C, entre outros. Contudo, como o clube do estádio Sant’Elia não apresentou recurso, foi sancionado o seu ‘desaparecimento’. Os outros clubes ainda lutam para conseguir o aval da comissão e a inscrição noss respectivos campeonatos.
Agora, o nome do clube irá a leilão na sexta-feira. Caso o comprador apresente recursos para manter o clube imediatamente, existe a possibilidade do Venezia ainda disputar a Série C1 da temporada 2005/6. Se isso não ocorrer, o clube será forçado a entrar numa divisão amadora.
O Venezia, nos seus 98 anos de história, teve outros dois nomes: Sereníssima e Veneziamestre. Em 1941, o clube teve a sua conquista mais relevante, que foi a Copa Itália.