Totti cita chute em adversário folclórico como maior arrependimento da carreira
Ex-meia relembrou o incidente e disse que não teria cometido a agressão 'se pudesse voltar no tempo'
Francesco Totti, lendário capitão e maior ídolo da história da Roma, foi questionado, nesta segunda-feira (7), sobre qual o maior arrependimento de sua carreira. Como resposta, o ex-meia citou o pontapé em Mario Balotelli, desferido em 2010, na final da Copa Itália entre Roma e Internazionale.
Na ocasião, Totti acertou o atacante nos minutos finais de jogo e acabou sendo expulso da decisão. Os Nerazzurri, comandados por José Mourinho, venceram por 1 a 0 e ficaram com o título.
— Se eu pudesse voltar no tempo, não teria feito aquele gesto ruim a Mario Balotelli. O respeito e o espírito competitivo em relação ao jogador adversário são importantes. Precisamos ser um bom exemplo para as crianças que desejam seguir uma carreira esportiva, e naquele momento, eu não fiz isso — disse Totti ao jornal Gazzetta dello Sport.
Em súmula, o árbitro da partida classificou o incidente como “comportamento inadequado em relação a um adversário”, afirmando que “no 43º minuto do segundo tempo, durante uma jogada sem a bola, Totti atacou intencionalmente um adversário”.
A agressão custou ao ídolo romanista uma suspensão de quatro jogos. Na época, ele pediu desculpas a Balotelli durante uma entrevista ao jornal Corriere dello Sport, no entanto, acrescentou que só desferiu o chute porque o atacante da Inter o provocou antes.
— É claro que cometi um erro, mas fui provocado antes. Desde o começo do jogo, quando cruzei com ele, ele me insultou. Na hora que ele me disse: ‘vovô, você está acabado!', eu não consegui me segurar e acabei errando — explicou Totti à revista Diva e Donna, em 2010.
Balotelli alegou racismo de Totti
Quando perguntado sobre a agressão na época, Balotelli alegou que Totti o teria chamado de “negro de m…”. O meio-campista negou a acusação de racismo.
O atacante ainda afirmou que não sabia como Totti conseguiria olhar na cara do zagueiro Juan, seu companheiro de clube, que é negro.
A imprensa italiana chegou a divulgar que o incidente foi um dos grandes responsáveis pela decisão do técnico da seleção, Marcello Lippi, de deixar ambos os jogadores fora da pré-lista de convocados para a Copa do Mundo de 2010
Por onde andam Totti e Balotelli?
Logo após se aposentar em 2017, Totti assumiu o cargo de diretor da Roma, mas precisou deixar o posto em 2019, quando os novos donos norte-americanos assumiram o controle do clube. Durante a entrevista ao Gazzetta dello Sport, o meia revela a saudade dos tempos de jogador.
— Infelizmente, continuo afastado. Nós, os futebolistas, depois de anos de competição e de momentos agradáveis, ficamos um pouco assustados por deixarmos esse esporte, porque quando deixas algo de que gostas, nunca sabes o que irás encontrar. Hoje em dia, ninguém na Serie A tem a mesma ligação a um clube como eu tive.
Publicado por @trivelafutebolVer no Threads
Balotelli, por sua vez, segue na ativa, porém, sem clube. Ex-alvo do Corinthians, o atacante italiano deixou o Adana Demirspor (Turquia) em junho deste ano e, desde então, procura um novo destino na carreira.
No início deste mês de outubro, a rádio espanhola Cadena Cope noticiou que Balotelli estava em negociações avançadas com o Intercity, time da cidade de Alicante, que disputa a terceira divisão da Espanha. Até o momento, contudo, nenhum acerto entre as partes foi confirmado.