EuropaSerie A

A torcida da Salernitana produziu uma obra de arte com seu tributo ao Pink Floyd

Bandeirões se sucederam nas arquibancadas da Salernitana com referências ao Pink Floyd, em homenagem aos 50 anos de 'The Dark Side of the Moon'

Existem coreografias de torcidas que são verdadeiras obras de arte. E não há outra definição para a obra-prima produzida pelos torcedores da Salernitana, neste sábado. A intenção era homenagear um clássico, afinal: os 50 anos do lançamento do disco ‘The Dark Side of The Moon', do Pink Floyd. Os grenás misturaram referências à banda inglesa na coreografia, com uma série de bandeirões para unir as paixões pelo futebol e pela música. Uma das dobradinhas mais bonitas já vistas num estádio.

A moldura da coreografia juntava elementos das capas de dois discos, ‘The Wall' e ‘The Division Bell'. No centro, os torcedores da Salernitana adicionaram outros símbolos para se referir ao Pink Floyd. O prisma que representa ‘The Dark Side of The Moon', obviamente, apareceu na forma de um bandeirão. O buraco no muro também foi preenchido com uma nova referência a ‘The Wall'. Já o escudo da Salernitana coloriu um diamante, numa correlação com ‘Shine On You Crazy Diamond', uma das melhores canções do grupo e presente no disco ‘Wish You Were Here'. De uma só vez, os grenás contemplaram uma porção de lembranças sobre o Pink Floyd.

Só dentro de campo que as coisas não se saíram tão bem para a Salernitana. A equipe perdeu por 4 a 0 para a Internazionale, numa atuação histórica de Lautaro Martínez. O atacante saiu do banco durante o segundo tempo e anotou todos os quatro gols dos nerazzurri. O resultado deixa os grenás na zona de rebaixamento, com apenas três pontos. O time dirigido por Paulo Sousa ainda não venceu na atual campanha, com três empates e quatro derrotas.

A relação do Pink Floyd com o futebol

Durante os anos 1970, o Pink Floyd chegou a formar um time de futebol para atuar durante suas turnês. O Pink Floyd Football Club era composto por membros da própria banda, assim como por outros componentes do staff, como roadies e empresários. O baterista Nick Mason era considerado o craque da equipe, como um meio-campista incansável e de raça. Roger Waters era o goleiro, Richard Wright jogava na defesa e David Gilmour ocupava a meia direita. “Durante as turnês, no estúdio ou em qualquer outra parte em que estivéssemos, tínhamos sempre uma bola de futebol com a gente”, contaria Roger Waters.

Os membros do Pink Floyd também se identificavam com os grandes clubes da Inglaterra. Roger Waters é o mais conhecido por sua paixão. O baixista sugeriu que a música Echoes se chamasse ‘We Won the Double', para homenagear o Arsenal que conquistou Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra em 1970/71. As próprias sessões da gravação de The Dark Side of the Moon foram interrompidas para que Waters assistisse aos jogos dos Gunners. Era vizinho do estádio de Highbury. David Gilmour também torce pelo Arsenal, mas bem menos ligado ao clube, embora também frequentasse as arquibancadas.

Obviamente, existem referências ao futebol nas músicas do Pink Floyd. Money fala sobre “Think I’ll buy me a football team”. Já em Fearless, há gritos de “Everton” e o cântico de “You'll Never Walk Alone” feito pelos torcedores do Liverpool, com os sons registrados ao final de um dérbi. Nick Mason e Richard Wright torciam exatamente pelos Reds.

Outra dobradinha entre futebol e Pink Floyd que quase aconteceu foi planejada pelo Chelsea, que pretendia comprar a antiga usina termelétrica de Battersea para construir seu novo estádio. O local às margens do Rio Tâmisa está registrado na capa do disco Animals. Porém, a ideia de Roman Abramovich nunca saiu do papel, discutida há mais de uma década.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo