Serie A

A Roma recebe a Fioretina e, se quiser ir para a Europa, precisa vencer

A Roma terá um confronto direto contra a Fiorentina na Serie A valendo vaga dentro da zona de classificação à próxima Champions League

Neste domingo (10), às 16h45 (horário de Brasília), a Roma enfrenta a Fiorentina no Estádio Olímpico, pela 15ª rodada da Serie A. Os Giallorossi estão na 4ª colocação do campeonato com 24 pontos, apenas um a mais que a Viola, que ocupa a 6ª posição. Ou seja, o duelo entre José Mourinho e Vicenzo Italiano vale vaga na zona de classificação à principal competição da Europa: a Champions League.

Com aproveitamentos parecidos nesta temporada, as equipes estão disputando outros torneios importantes no continente. A Roma está na 2ª posição do Grupo G da Europa League com 10 pontos em cinco rodadas. Já a Fiorentina lidera o Grupo F da Conference League com 11 pontos em cinco partidas. Os Giallorossi já estão garantidos nas oitavas de final da Copa da Itália.

Por outro lado, a Viola sofreu para chegar a essa fase do torneio no meio da última semana, quando eliminou o Parma apenas nos pênaltis após empate em 2 x 2 no tempo regulamentar. Agora no Campeonato Italiano, o técnico português não deve ter vida fácil diante do treinador italiano.

Roma aposta na força de sua torcida na Serie A

Com sete vitórias, três empates e quatro derrotas, a equipe de Mourinho aposta na força de sua torcida na Serie A. Isso porque a Roma tem a segunda melhor campanha como mandante na competição 16 pontos em sete jogos. A única derrota em casa aconteceu para o Milan. Mais do que isso, os Giallorossi também estão em alta nos últimos 10 jogos da temporada.

Entre Campeonato Italiano e Europa League, foram seis triunfos, dois empates e duas derrotas. Para se manter no G-4, o técnico português aposta na força de seu ataque, que é um dos melhores da Serie A, com 27 gols marcados. Por mais que a defesa já tenha sido vazada 16 vezes, José Mourinho também sabe trabalhar com sua linha de marcadores.

Aliás, opções para a zaga estão escassas na Roma. Mancini, Llorente e Ndicka são os únicos à disposição. Kumbulla está se recuperando de uma grave lesão no ligamento cruzado do joelho direito, enquanto Smalling segue afastado pelo departamento médico e só deve voltar a jogar em 2024. Por conta disso, os Giallorossi devem contratar um jogador para o setor na reabertura da janela de transferências.

Desfalques à parte, Renato Sanches estará apto para o jogo contra a Fiorentina. Ou seja, o Special One terá o restante do elenco completo para a decisão doméstica. E a Viola promete fazer jogo duro, mesmo estando em território inimigo, para continuar subindo na Serie A.

Fiorentina espera contar com seu artilheiro

Com a quinta melhor campanha como visitante no Campeonato Italiano, sendo três vitórias, um empate e três derrotas, a Fiorentina espera contar com seu artilheiro para o duelo contra a Roma. Nico Gonzalez é o artilheiro da Viola na Serie A com seis gols, mesmo número de Bonaventura, além de uma assistência. Na temporada, o atacante balançou as redes nove vezes.

Só que o argentino não foi relacionado para as últimas duas partidas da Fiorentina na temporada por conta de uma distensão muscular. Agora, Vincenzo Italiano corre contra o tempo para ter Gonzalez, que segue sendo dúvida para o jogo contra os Giallorossi. A tendência é que o atacante faça de tudo para estar em campo no Olímpico.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo