ItáliaSerie A

“Roma de Zeman sempre vai tomar muitos gols”, diz Aldair

Ídolo da Roma, Aldair comentou as críticas feitas ao sistema defensivo da Roma na Serie A. O time de Zdenek Zeman possui a defesa mais vazada da competição, com 19 gols sofridos em 10 rodadas. Em compensação, os giallorossi também contam com o ataque mais positivo, ao lado da Juventus, tendo balançado as redes 22 vezes.

“É um problema entre as táticas que Zeman escolhe e os defensores que ele tem à disposição. A filosofia de futebol é caracterizada por problemas defensivos, porque ele sempre joga com a marcação adiantada. Ao jogar assim, você sempre vai tomar muitos gols. Mas os defensores da Roma têm seus defeitos, porque eles não têm experiência na Serie A”, avaliou.

Reconhecido pela filosofia ofensiva, Zeman escalou a Roma sempre no 4-3-3, com apenas um cabeça de área. Em apenas dois jogos o clube da capital não sofreu gols, enquanto que em cinco foram dois ou três tentos dos adversários. Por conta da marcação adiantada, a Roma é o time que mais realiza interceptações na Serie A, mas também o que menos desarma os adversários. Além disso, é o sétimo que mais sofre chutes contrários à sua meta.

Nicolás Burdisso e Leandro Castán formam a dupla de zaga, com aparições esporádicas do garoto Marquinhos. Já nas laterais, os titulares são Iván Piris e Federico Balzaretti. Destes, apenas Burdisso não foi contratado na última janela de transferências. Sétima colocada na tabela, a equipe enfrenta o Palermo no domingo.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo