
Lorenzo, de 10 anos, não teve a oportunidade de viver um dos piores momentos da história da Juventus. O pequeno torcedor bianconero era apenas um bebê quando o time acabou rebaixado à segunda divisão, acusado de envolvimento com o Calciopoli – em julgamento que acabou prescrito há oito meses. No entanto, o menino de Parma aproveitou um evento promovido pelo clube para entender melhor aquele capítulo da Velha Senhora. Perguntou a Buffon o motivo que lhe fez continuar em Turim para disputar a Serie B, mesmo tendo conquistado a Copa do Mundo pouco antes e sendo assediado por outros clubes.
VEJA TAMBÉM: Um grito resume os 14 anos de dedicação de Buffon na Juventus
Na época, a Juventus sofreu com a debandada geral. Dona de jogadores importantes no Mundial da Alemanha, a equipe perdeu Fabio Cannavaro, Zambrotta, Vieira, Thuram, Emerson e Ibrahimovic, entre outros protagonistas. Buffon foi um dos únicos craques a preferir permanecer, ao lado de Del Piero e Nedved – além de Trezeguet que, embora tenha demonstrado interesse em ser vendido, seguiu no elenco. E o goleiro deu uma resposta cheia de classe para explicar a motivação em uma das decisões mais importantes de sua carreira e, consequentemente, da história recente da Juve.
“Eu junto com a Juve para a Série B porque eu pensava em vocês [torcedores]. Pensava em vocês porque eu acredito firmemente que, em certos momentos, você precisa substituir as palavras pelas ações. E, considerando que no futebol e em todos os âmbitos há pessoas que adoram fazer pregações e depois se comportar de maneira ruim, eu decidi não falar muito e vi que era uma bela oportunidade de mandar uma mensagem àqueles que queriam recebê-la” , disse a Lorenzo. “O fato de você ter feito esta pergunta me mostra que um dos objetivos que tinha em minha mente quando tomei aquela decisão se tornou certo”.
VEJA TAMBÉM: Buffon, 20 anos depois de sua estreia: “Parece que o destino fez eu me tornar goleiro”
Buffon permaneceu para conquistar o acesso à Serie B logo no ano seguinte. E, tempos depois, se tornar fundamental no tetracampeonato italiano da Juventus. Hoje, mais do que um dos grandes ídolos da história da Velha Senhora, também é o segundo atleta com mais partidas. E vê a mensagem de nove anos atrás paga com o carinho da torcida bianconera, que, mesmo sem palavras, entendeu muito bem aquela mensagem enviada pelo atual capitão.