O plano de sucessão de Giroud no Milan: renovação até 2025, contratação e aposta na base
Com Giroud batendo 37 anos, o Milan sabe que precisa de um plano de sucessão e alinha as opções para os próximos anos
Olivier Giroud vive uma temporada que seus gols mostram ser decisivos e fundamentais para o Milan. Fez dois gols contra o Napoli, fora de casa, em um jogo difícil. Fez o gol da vitória sobre o PSG na Champions League. São seis gols marcados só na Serie A e, com isso, ele é o jogador mais decisivo entre aqueles acima de 35 anos. Ele se mostra uma opção confiável para o clube e tem que jogar em quase todos os jogos. Mas e o futuro? O Milan trabalha com opções, que vão desde contratações até uso de promessas da base.
Se contarmos as cinco principais ligas da Europa, Giroud é o jogador acima de 35 anos com mais gols, mais até do que Robert Lewandowski, do Barcelona, que tem cinco até aqui. O francês chegou como reserva de luxo de Zlatan Ibrahimovic, mas acabou se tornando titular pelos problemas físicos do sueco e se tornou o principal jogador do ataque. Ibra está para voltar ao Milan com um cargo diretivo e Giroud ainda está lá, aos 37 anos, liderando o ataque do Milan.
A sua importância para os rossoneri se tornou tão grande que ele sequer pode descansar. Ele só deixou de jogar uma vez na Serie A: o jogo contra o Cagliari, no dia 27 de setembro, quando ficou no banco e não entrou. Dos 10 jogos da Serie A, foi titular em nove, mas também foi substituído em oito dos que começou. O Milan sabe que Giroud, aos 37 anos, não pode jogar todos os jogos. Já sabia na temporada passada também. Mas como substituir o jogador que segue se mostrando crucial e sem um reserva que consiga manter o nível?
No curto prazo, ou seja, nesta temporada, a ideia é usar Noah Okafor, contratado nesta temporada do RB Leipzig. Só que o atacante, de 23 anos, ainda não convenceu. Por isso, para a próxima temporada, o clube pensa em outras soluções, que vão desde a contratação até o uso e gestão de promessas da base.
A opção de contratação: Jonathan David, do Lille
Giroud deve permanecer no Milan não só por uma temporada, mas por duas: está alinhada uma renovação com o francês até 2025. O clube sabe, porém, que ele precisa de concorrência para que jogue gradualmente menos nesses anos de contrato. A primeira opção para a posição é um jogador com rodagem internacional e com qualidade comprovada em uma grande liga: Jonathan David, do Lille, campeão francês pelos Dogues.
O Milan já tentou contratar o canadense em agosto e continuará a monitorar a situação do jogador na janela de janeiro. E os rossoneri monitoram com atenção porque há um detalhe importante: o atacante tem contrato só até 2025. Ou seja: ao final da atual temporada, estará no seu último ano de vínculo. Isso pode fazer com o que o seu preço seja mais acessível. Especialmente porque o Lille, quando consultado, disse que queria 60 milhões de euros pelo seu camisa 9. Um valor que o Milan considera alto demais.
Por isso, a ideia do Milan é oferecer 40 milhões de euros. O clube italiano vê com dificuldade a contratação para janeiro, por ser meio de temporada, mas acredita que há uma boa chance de fechar um acordo para que o jogador chegue na próxima temporada. Há a possibilidade do Milan fechar a contratação em janeiro, mas para que ele chegue só na próxima temporada. Seria uma forma de garantir o jogador antes que o mercado de meio de ano abra, já que a concorrência pode ser maior.
A solução caseira: aposta em Colombo
O Milan acredita que precisa apostar na sua base e uma opção para fazer isso sem o peso do jogador ter que liderar o ataque é manter Giroud e ter um garoto no banco para substituí-lo. Lorenzo Colombo é o nome analisado para fazer esse papel. Aos 21 anos, ele tem sido emprestado para ganhar experiência.
Colombo já foi emprestado à Cremonese, na segunda metade da temporada 2020/21, Spal na temporada 2021/22, Lecce na temporada 2022/23 e está emprestado ao Monza na atual temporada, 2023/24. A ideia do Milan é que ele ganhe experiência e, na próxima temporada, ele volte para ser uma opção no banco, que entre eventualmente.
Se Jonathan David não for contratado, Colombo poderia ser o reserva de Giroud na temporada 2024/25, já mais experiente pelos empréstimos e sem o peso de ser titular. Ele é visto como uma opção melhor do que Luka Jovic, outro que está no elenco e não conseguiu entregar resultado. Ele deve deixar o clube na próxima temporada. Diante da falta de centroavantes na reta final o mercado, o Milan apostou em Jovic, mas o jogador não conseguiu, até aqui, mostrar que pode ser uma opção confiável.
Com uma perna esquerda poderosa, 1,83 metro de altura e rodagem atuando na Serie B (por Cremonese e Spal) e na Serie A (por Lecce e Monza), a maturação do jogador estaria completa para que ele brigue por posição no elenco rossoneri na próxima temporada. Nesta temporada, ele marcou três gols em nove jogos pelo Monza e é uma opção de ataque importante do time.
Visão para o futuro: o precoce Camarda
Após a aposentadoria de Giroud em 2025, o Milan espera ter um jogador capaz de ocupar bem a reserva a essa altura para que Jonathan David ou Lorenzo Colombo seja o titular: trata-se de Francesco Camarda, que tem 15 anos e atua pelo time primavera do Milan. Mesmo jovem, ele atua no time sub-20 e é destaque.
Em março de 2024, Camarda completará 16 anos e poderá assinar o seu primeiro contrato profissional. O plano do Milan é dar um contrato importante para o jogador até 2027 (máximo permitido para o primeiro contrato). Ele seria preparado neste tempo para ser o substituto dos atacantes do time.
Em 2025, estaria pronto para assumir um posto como jogador de elenco, um reserva que pudesse ser usado nos momentos de necessidade para substituir o titular. O ciclo de renovação estaria, assim, completo.