De desejado no mercado à frustração na janela: o drama do artilheiro Osimhen no Napoli
Após suas negociações para uma transferência falharem, Osimhen foi esquecido por Conte e enfrenta dilema no Napoli
O Napoli enviou sua lista de inscrição para a Serie A 2024/25 neste sábado (31), e o que chamou a atenção foi a ausência de Victor Osimhen, que tentou se transferir na última semana ao fim da janela de transferências, mas não conseguiu.
Artilheiro na conquista do scudetto em 2022/23, o centroavante foi esquecido por Antonio Conte. O treinador deu preferência a Romelu Lukaku, que foi contratado pelos Azzurri na última janela junto ao Chelsea em um negócio que pode chegar a 45 milhões de euros (cerca de R$ 280 milhões).
O principal motivo para o nigeriano não ser inscrito é sua vontade de deixar o Napoli. Osimhen tinha negociações com o Chelsea e o futebol da Arábia Saudita, porém, nada foi acertado oficialmente.
Na última sexta-feira (30), a janela fechou para as principais ligas europeias. Portanto, o atacante de 25 anos vive situação dramática nos Azzurri, que procuram fazer negócio pelo nigeriano o mais rápido possível.
Victor Osimhen: de artilheiro a dor de cabeça para o Napoli
Contratado em 2020/21, Victor Osimhen se tornou uma das referências técnicas do Napoli em pouquíssimo tempo. Não à toa, foi um dos grandes responsáveis pela conquista da Serie A, encerrando um jejum de 33 anos.
No tricampeonato italiano, o atacante nigeriano marcou 26 gols em 32 partidas, além de ter contribuído com quatro assistências. O problema é que a temporada 2023/24 de Osimhen foi decepcionante — assim como o dos Azzurri, que ficaram apenas na 10ª posição.
Na última temporada, o centroavante balançou as redes 15 vezes em 25 jogos. O nigeriano perdeu parte da Serie A por estar a serviço de sua seleção na Copa Africana de Nações, onde foi vice-campeão para a Costa do Marfim.
Apesar de ter renovado seu contrato em dezembro do ano passado até junho de 2026, Victor Osimhen nunca escondeu seu desejo de mudar de ares. A diretoria do Napoli, por sua vez, estava disposta a atender o pedido do atacante nigeriano.
O problema é que o valor de Osimhen dificultou a vida de possíveis interessados no mercado. O Al Ahli chegou a receber um sinal positivo dos Azzurri, mas o centroavante não quis se transferir para o futebol saudita.
Já o Chelsea não firmou um acordo com o nigeriano por diferenças salariais. Agora, Victor Osimhen vive um verdadeiro dilema no Napoli, já que sequer foi inscrito para a principal competição da Itália.
E como fica o futuro?
A única janela que continua aberta e é um destino potencial para Osimhen é justamente a da Arábia Saudita. Contudo, o atacante nigeriano não vê o Oriente Médio como prioridade nesse momento da carreira.
Se recusar uma possível nova investida dos sauditas, ele continuará treinando no Napoli, mas sem disputar a Serie A. O centroavante tem o terceiro maior salário do futebol italiano: 13 milhões de euros (em torno de R$ 80 milhões) por ano, ficando atrás apenas de Lautaro Martínez e Vlahovic.