Itália

Conte barra ex-Grêmio para buscar na Premier League soluções ao meio-campo do Napoli

Arthur, ex-Grêmio, surgiu como possibilidade para a equipe napolitana, mas deve mesmo permanecer na Juventus

Após um início de janela de transferências interessante, com três reforços em 10 dias, o Napoli freou as buscas e irritou o técnico Antonio Conte. A insatisfação virou pública antes da estreia na Serie A, e o time começou a temporada sofrendo 3 a 0 do Verona.

As coisas melhoraram com as confirmações de David Neres e Lukaku nos últimos dias, culminando nesta sexta-feira (30), último dia da janela de transferências, na chegada de dois nomes da Premier League para o meio-campo.

McTominay e Gilmour fecham com Napoli

Nesta semana, veículos italianos noticiaram o interesse dos Azzurri no meio-campista Arthur, ex-Grêmio, em negócio que seria por empréstimo e estaria próximo de acontecer.

No entanto, segundo o repórter italiano Emanuele Cammaroto, Conte disse não a contratação do brasileiro, inicialmente tratada pelo diretor esportivo Giovanni Manna.

Neste cenário, abriu-se caminho para que fechasse o negócio com Billy Gilmour, então tratado como improvável.

Conforme publicou o especialista em mercado Fabrizio Romano, o Napoli melhorou a oferta e convenceu o Brighton a negociar o meio-campista escocês por 14 milhões de euros, faltando apenas a oficialização.

Também nesta sexta, o clube anunciou a chegada de Scott McTominay, outro meio-campista escocês. Era uma velha novela e o acordo foi firmado em 30,5 milhões de euros pagos ao Manchester United.

Para o setor de meio-campo, o elenco napolitano já tem os ótimos Frank Anguissa e Stanislav Lobotka, além de Folorunsho, Coli Saco e Iaccarino.

Conte, enfim, ficará satisfeito com gestão napolitana

Foi estranho ver como o Napoli foi do pico ao poço na janela. Trouxe, em questão de dias, dois bons zagueiros (BuongiornoRafa Marín) e um ala esquerdo de elite (Spinazzola), como adora o técnico italiano por seu esquema tático.

Após isso, as negociações pararam por mais de um mês, o que irritou profundamente Conte.

— Esperava uma situação melhor e de encontrar surpresas positivas. Mesmo que esperemos um ano mau, não precisamos deixar tudo a perder e devíamos procurar pontos positivos. Mas tenho dificuldades em encontrá-los. — criticou o comandante antes da abertura do Campeonato Italiano.

Soma a declaração prévia, a derrota por 3 a 0 do Verona e uma coletiva pós-jogo falando em “vergonha“, parecia o início de uma crise. Mas não foi.

O Napoli venceu na rodada seguinte com autoridade. Pelo mesmo placar, amassou o Bologna com a estreia de David Neres, que já deu uma assistência no último gol de Giovanni Simeone.

Nesta semana, veio a oficialização da chegada do velho conhecido de Antonio: Romelu Lukaku, a fim de reeditar a parceria que culminou com o Scudetto na Internazionale em 2021.

Junto dos dois meio-campistas anunciados nesta sexta, podemos esperar que o clube napolitano possa ser ainda mais competitivo, pesando também o calendário livre sem competições europeias e o interessante trio de ataque Kvaratskhelia-Neres-Lukaku — ainda podendo contar com Osimhen, caso não seja negociado hoje.

Todas as contratações do Napoli para 24/25:

  • Alessandro Buongiorno — 35 milhões de euros
  • Scott McTominay — 30,5 milhões de euros
  • Romelu Lukaku — 30 milhões de euros
  • David Neves — 28 milhões de euros
  • Billy Gilmour — 14 milhões de euros
  • Rafa Marín — 12 milhões de euros
  • Leonardo Spinazzola — sem custos
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo