Serie A

Napoli de Conte inicia trabalho com crítica à gestão e vexame para candidato a rebaixamento

Após técnico italiano criticar mercado dos napolitanos, time sofre 3 a 0 do Hellas Verona na abertura da Serie A 2024/25

O temperamento de Antônio Conte sempre é uma pauta quando ele assume um clube novo. Com o Napoli, presidido pelo polêmico e autêntico Aurelio De Laurentiis, parecia ainda mais na cara que daria problema.

Em apenas dois meses e meio, surgiu a primeira fala do técnico criticando a gestão e, de quebra, a abertura da Serie A 2024/25 veio com uma dura derrota neste domingo (18).

O Hellas Verona, considerado um dos principais candidatos ao rebaixamento no Campeonato Italiano atual, aplicou simplesmente um 3 a 0 em cima dos napolitanos no Estádio Marco Antonio Bentegodi.

Após o 1º tempo com o time de Conte mais ligado e perdendo uma boa chance com Khvicha Kvarat­skhelia, as coisas mudaram na etapa final. O mandante, mais vertical e eficaz, deu uma aula nos 45 minutos finais.

Iniciou com uma transição perfeita da defesa ao ataque com 4 no relógio. O capitão Darko Lazović recebeu na esquerda e cruzou à meia-altura para Livramento abrir o placar. Já abalado, o Napoli não respondeu bem às trocas do adversário.

Em outra boa saída de bola após uma pressão mal-executava, Daniel Mosquera, saindo do banco de reservas, superou Meret na cara do gol. O mesmo centroavante colombiano faria o terceiro, já nos acréscimos, finalizando sozinho na pequena área depois de mais uma falha defensiva.

Foi uma verdadeira tragédia para equipe do sul da Itália, podendo até ter sido uma derrota maior se não fosse um boa defesa de Meret ainda antes do terceiro. Para completar a tragédia, Kvarat­skhelia saiu lesionado ainda antes do fim da etapa inicial, não tendo ninguém à altura para substituí-lo.

Na última semana, pelo primeiro jogo da temporada, o Napoli já tinha apenas empatado por 0 a 0 com o Modena, da 2ª divisão, avançando apenas nos pênaltis na Copa da Itália.

Os resultados e o elenco abaixo vão de encontro às críticas feitas por Conte na coletiva de imprensa antes do duelo de hoje.

Conte não poupa gestão por mercado tímido

Com Conte, parecia que os Azzurri fariam uma janela de transferências bem interessante. Começaram com uma boa oportunidade de mercado ao pegar Spinazzola de graça, também trazendo os dois zagueiros Rafa Marin e Alessandro Buongiorno.

Só que as chegadas pararam por aí. Especularam David Neres, Lukaku (este apontam que depende da saída de Osimhen) e outros nomes, mas ninguém chegou e apenas o atacante brasileiro parece ter perspectiva de chegar, segundo informações da mídia italiana. O período de contratações fecha em 30 de agosto.

— Esperava uma situação melhor e de encontrar surpresas positivas. Mesmo que esperemos um ano mau, não precisamos deixar tudo a perder e devíamos procurar pontos positivos. Mas tenho dificuldades em encontrá-los. — desabafou Conte.

Enquanto poucos chegam, 5 jogadores saíram em definitivo, incluindo o brasileiro Natan e o pilar no meio-campo Piotr Zielinski, e alguns jovens foram emprestados, além do término do empréstimo de Dendoncker e outros.

— Estamos aqui para fazer avaliações com o clube de forma objetiva, sabendo que não se pode fazer tudo imediatamente, mas sim passo a passo. Contudo, chego aqui e tenho nove ou dez saídas enquanto vemos outras equipes consolidarem os elencos ao fazerem contratações. Não estou dizendo que estamos no estágio zero, mas estamos muito próximos do zero. — completou o técnico italiano.

Conte é um técnico capaz, já mostrou isso várias vezes na Itália, e pode fazer esse elenco enfraquecido render mais do que pode. Mas é importante observar a relação com a diretoria e se conseguirá se sustentar caso as críticas se tornem frequentes.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo