Copa da ItáliaItáliaSerie A

O maior Lazio x Roma da história acontecerá em maio

Roma definitivamente parará no dia 26 de maio. Não apenas pela eleição do novo prefeito da cidade, previamente marcada para a data. Afinal, como de costume, o Estádio Olímpico receberá a decisão da Copa da Itália na ocasião. E o local deverá se tornar ainda mais efervescente nesta temporada, com o confronto entre Lazio e Roma. Será a primeira vez que o Dérbi da Capital decidirá um título oficial.

A história do clássico começa a ser contada a partir de 1929, quando os dois rivais se encontraram pela primeira vez. Vitória dos giallorossi por 1 a 0, iniciando uma hegemonia do clube sobre os biancocelesti. Entre Serie A, Copa da Itália e outros torneios amistosos, são 173 encontros, 63 deles com festa da Roma e 49 comemorados pela Lazio.

No passado, alguns dérbis acabaram sendo decisivos para encaminhar um dos clubes da capital rumo ao título da Copa da Itália, embora nunca tenham sido a final. Em 1957/58, a Lazio deixou a Roma na fase de grupos para ficar com a taça, enquanto os giallorossi deram o troco em 1968/69.

Porém, os dérbis mais marcantes aconteceram em 1998, quando os biancocelesti eliminaram os arqui-inimigos nas quartas de final com vitórias por 2 a 1 e 4 a 1 – na maior goleada do time na história do dérbi. Depois disso, a equipe estrelada por Pavel Nedved, Alessandro Nesta, Alen Boksic e Vladimir Jugovic deixou pelo caminho Juventus e Milan para levantar o título.

Já pela Serie A, nunca o clássico serviu para embalar o time rumo ao título na reta final da campanha. De qualquer forma, alguns triunfos são de doces lembranças, especialmente para a Roma, que detém as maiores goleadas. Em 2002, Vincenzo Montella balançou as redes quatro vezes e Francesco Totti fechou a conta no massacre por 5 a 1. Já em 1933, o passeio foi por 5 a 0, com direito a hat-trick de Ernesto Tommasi.

Agora, fica a expectativa quanto à gangorra vivida nos últimos anos. A partir de 2009/10, a Roma somou cinco vitórias consecutivas, antes de a Lazio responder e triunfar nos três jogos seguintes. Na partida mais recente, há pouco mais de uma semana, Hernanes e Totti marcaram no empate por 1 a 1. E o equilíbrio deve se manter em maio, em uma decisão na qual dois rivais jogam o sucesso na temporada. Nada melhor para esquentar ainda mais o clima.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo