Com mais resultados que desempenho, Juventus foca em vaga na Champions e não no título
Para o técnico Massimiliano Allegri, é preciso ser realista e a disputa pelos quatro primeiros lugares é o objetivo principal da Juventus na temporada

A Juventus vive uma temporada que tenta se recuperar, depois de ficar fora da Champions League após uma punição em pontos e um desempenho que não foi bom o bastante em campo. O técnico Massimiliano Allegri tem tentado minimizar as expectativas e já disse mais de uma vez na temporada que o time briga para voltar à Champions League, e não pelo título. Nesta sexta-feira, ele repetiu esse discurso.
“Quando você está na Juventus, você sabe que sempre será considerado favorito. Ninguém joga a palavra scudetto de forma leve, mas você precisa ser realistas”, disse o treinador. “A Juventus tem um grande futuro, nós todos precisamos nos desenvolver em um nível técnico e mental para construir um time sólido. O objetivo claro é chegar nos quatro primeiros e voltar a jogar a Champions League”.
Em muitos jogos na temporada, a Juventus conseguiu bons resultados mesmo sem ter um grande desempenho. O jogo contra o Milan é, talvez, um dos maiores exemplos disso. Mesmo sem ter feito uma partida brilhante, a equipe foi eficiente o bastante para vencer o adversário que era o líder, na casa do rival. Isso dá confiança a um time que precisa cada vez mais disso para engrenar.
Ao contrário de temporadas passadas, quando a Juventus era um time de média de idade alta e com muitos jogadores consagrados, acostumados aos muitos títulos que o clube conquistava, o time atual é feito de muitos jogadores de talento, mas que ainda não se provaram nesse mais alto nível. Querem fazer isso na Juventus e esta temporada é um primeiro passo para isso.
Allegri espera jogo muito físico diante do Verona
O adversário do fim de semana é o Verona, um time que briga mais uma vez contra o rebaixamento nesta temporada. O técnico alertou sobre o aspecto físico do time da cidade famosa por ser palco do romance de ficção Romeu e Julieta. “O Verona é um time fisicamente muito forte, eles têm bons jogadores. Temos que conseguir um bom resultado para garantir a vitória sobre o Milan”, afirmou o treinador.
Allegri ainda foi perguntado sobre surpresas, como foi com a derrota para o Sassuolo nesta temporada, quando a Juventus era favorita. “Eu estava calmo antes do jogo contra o Sassuolo também”, disse o treinador.
“Amanhã será uma partida diferente, iremos jogar em casa com a ajuda dos torcedores. Para vencer, temos que sempre que estar no mesmo nível de vontade dos adversários. Não podemos pensar no fato que podemos ir para a liderança. Se você não se coloca no mesmo nível (de vontade) do seu adversário em jogos que se espera que você vença, reverter isso fica mais difícil”.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Retornos importantes no ataque
Um dos pontos que mais dificulta o bom desempenho da Juventus é a ausência dos seus principais jogadores de ataque. Federico Chiesa e Dusan Vlahovic têm sofrido com lesões, o que dificulta que o time tenha continuidade, além da qualidade que possuem.
“Estamos todos bem, Chiesa voltou depois de três semanas sem treinar e teve uma boa semana. Vlahovic já estava em consideração. Não decidi ainda sobre os titulares, farei isso amanhã de manhã”, disse o treinador.
O técnico ainda elogiou dois jovens do elenco, Joseph Nonge e Nicolussi Caviglia. “Nonge é um rapaz jovem que sabe jogar futebol muito bem, mas ele precisa aprender a fazer muitas outras coisas bem também. Precisa trabalhar nos seus atributos físicos, que ainda estão faltando, assim como em alguns aspectos técnicos. O resto é uma questão de crescimento como time. O equilíbrio e o trabalho diário são fundamentais”.
Sobre Nicolussi, Allegri também fez elogios. “Um bom jogador em frente à defesa. Ele joga bem como meio-campista, é inteligente e está treinando bem, está em uma boa posição”, afirmou o treinador.
A Juventus enfrenta o Verona no sábado, às 15h45 (horário de Brasília), pela Serie A.