Em dia de quatro jogos adiados, Serie A aprova protocolo de Covid para evitar mais adiamentos
Lega Serie A adota mesmo protocolo da Uefa e define que clubes com ao menos 13 jogadores disponíveis, incluindo um goleiro, poderão jogar
A quinta-feira seria de rodada cheia da Serie A, mas o que vimos é que quatro jogos do dia foram adiados por problemas dos times com casos de Covid-19. Bologna x Internazionale, Atalanta x Torino, Salernitana x Venezia e Fiorentina x Udinese foram adiados. Preocupada com mais adiamentos, a Lega Serie A decidiu adotar o protocolo da Uefa em suas competições, de modo a evitar um congestionamento do calendário ao longo desta segunda metade da temporada.
VEJA TAMBÉM: Arsenal x Liverpool pela Copa da Liga é adiado por alta de casos de Covid-19
O protocolo aprovado é simples: se um time tiver ao menos 13 jogadores para levar a campo, incluindo pelo menos um goleiro, o time tem que atuar. É uma medida para reduzir os adiamentos em meio a diversos surtos de Covid nos elencos. Não havia qualquer protocolo em relação à Covid para esta temporada, mas uma quarta onda da doença, causada especialmente pela variante Ômicron em dezembro e atualmente cera de 90 jogadores da Serie A estão positivos para Covid-19.
Torino, Bologna, Salernitana e Udinese foram ordenados para fazer quarentena pela Autoridade de Saúde Local (ASL) das suas regiões, razão que levou ao adiamento dos seus jogos nesta quinta. A Lega Seria A tinha se recusado a adiar os jogos na quarta-feira e o anúncio foi feito apenas a 45 minutos do início dos jogos do dia.
O Hellas Verona tem oito jogadores positivos para Covid, menos que o Bologna e o Torino, mas recebeu autorização para jogar contra o Spezia, o que gerou justas críticas à forma como as autorizações (ou falta delas) são dadas.
A situação do jogo entre Bologna e Internazionale beirou o ridículo. A Inter estava aquecendo em campo quando recebeu a informação que o jogo seria adiado. O jogo aconteceria às 12h30 no horário local (08h30 no horário de Brasília).