ItáliaSerie A

Noite de Hernanes no dérbi romano termina em empate

A tarde no Olimpico de Roma terminou justa para ambos os adversários. O empate em 1 a 1 não propriamente premiou, mas sim puniu as falhas defensivas dos dois lados. De longe, o destaque foi Hernanes, que fez um golaço, perdeu um pênalti e cometeu outro em Pjanic.

Tudo começou bem devagar, com ofensivas tímidas da Roma, mas que não agrediram o bastante. Sem muita força na marcação no meio campo, os giallorossi esperaram a Lazio ter sua chance, criada e executada por Hernanes, que não hesitou ao mandar um canhão no alto da meta de Stekelenburg. Era claro que os dois times tinham meias capazes de gerar essas situações no mínimo espaço. Mas ainda sim seguiu a tendência de apenas aplicar o desarme dentro da área.

Abusando dos cruzamentos para os homens de frente, o jogo ficou mascado demais e só teve grandes chances na segunda etapa. Logo na volta do intervalo, Marquinhos cometeu um pênalti estúpido ao dominar errado e tocar com a mão na bola. Hernanes ia se consagrando, mas chutou por cima. A sobrevida empolgou a Roma, que se portou como legítima candidata a vencer o duelo. Atacando bem mais, a equipe de Aurelio Andreazzoli forçou Marchetti a praticar grandes defesas.

Totti igualou da mesma forma que o brasileiro do outro lado havia falhado. Nem o fato de ser dona do momento fez a Roma ser qualificada para levar os três pontos. As falhas defensivas e as finalizações ineficientes tiraram a boa oportunidade de bater o rival. Trabalhando no contragolpe, a Lazio usou de sua inteligência, uma das principais armas que tem à disposição nesta notável temporada, sobretudo na Liga Europa. Cometendo muitas faltas, os Águias de Vladimir Petkovic ainda ameaçaram marcar o segundo, sem sucesso.

Sem sucesso mesmo foi Lamela, que apesar de ter infernizado a retaguarda adversária, desperdiçou a chance mais clara em muito tempo. De cabeça, o argentino estava sozinho na frente do gol, sem nenhum obstáculo, e jogou a bola por cima. Restavam 15 minutos para o apito final e nada fazia parecer com que o placar fosse ser alterado. Retraída, a Lazio ainda teve a expulsão de Biava, seis minutos após seu primeiro cartão amarelo.

E assim, o veredicto fica fácil de ser emitido: quem não soube atacar, pouco poderia complicar quem não soube defender.

Formações iniciais

football formations

Destaque do jogo

Hernanes não poderia deixar de ser o principal destaque do dérbi romano. O brasileiro marcou um golaço e depois desceu a ladeira. Perdeu um pênalti e derrubou Pjanic dentro da área. Totti converteu e igualou o marcador. Já que o meia monopolizou as principais ações do jogo, difícil não deixá-lo em evidência.

Momento-chave

Cruzamento na área da Lazio, Marchetti fora do lance, batido. Totti ergueu a bola na área num escanteio e Lamela subiu para testar e colocar a Roma na frente. Mas infelizmente não deu e o argentino errou a mira, cabeceando por cima da meta laziale. Difícil não culpar o atacante pelo empate. A história teria sido bem diferente caso a bola tivesse parado nas redes, e não ele, incrédulo com o gol perdido.

Os gols

16/1T – GOL DA LAZIO!
Hernanes domina com a perna direita, ajeita para a canhota e manda uma bomba no ângulo de Stekelenburg!

10/2T – GOL DA ROMA!
Totti converte pênalti cometido por Hernanes e acerta o canto de Marchetti para empatar.

Curiosidade

Já são dois anos em que a Roma não consegue vencer a Lazio. Na última ocasião, em março de 2011, com dois gols de Totti. Desde então, três vitórias dos laziales e um empate. Totti também se sagrou como maior artilheiro do dérbi com 9 gols, ao lado de Marco Delvecchio e Dino da Costa.

Ficha técnica

ROMA 1X1 LAZIO

Roma_escudo Roma
Maarten Stekelenburg, Marquinhos, Leandro Castán, Vasilis Torosidis, Marquinho, Daniele De Rossi (Mattia Destro), Alessandro Florenzi (Dodô), Michael Bradley, Miralem Pjanic, Francesco Totti, Erik Lamela. Técnico: Aurelio Andreazzoli
 Lazio escudo Lazio
Federico Marchetti, Lorik Cana, Giuseppe Biava, Álvaro González, Stefan Radu (Marius Stankevicius), Cristian Ledesma (Michael Ciani), Hernanes, Ogenyi Onazi, Antonio Candreva, Senad Lulic, Miroslav Klose (Libor Kozak). Técnico: Vladimir Petkovic
Local: Olimpico, Roma (ITA)
Árbitro: Paolo Mazzoleni (ITA)
Gols: Hernanes, 16/1T, Totti, 10/2T
Cartões amarelos: Radu, 31/1T, De Rossi, 43/1T, Lulic, 6/2T, Lamela e Cana 12/2T, Biava, 18/2T, Pjanic, 34/2T, Castán, 45/2T
Cartões vermelhos: Biava, 23/2T

Foto de Felipe Portes

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes
Botão Voltar ao topo