Serie A

No duelo direto pela vaga na Champions League, Bologna mostra estar mais preparado do que a Atalanta

Vitória de virada mostra o quanto Bologna de Thiago Motta merece ir para próxima Champions League

O confronto entre Atalanta e Bologna no Gewiss Stadium neste domingo (3) reunia dois dos três candidatos a ficar com a quarta vaga para a próxima Champions League na Serie A. No gramado, o Rossoblù mostrou que está mais preparado que o adversário ao ter força mental para virar a partida em apenas quatro minutos, gols marcados por Lewis Ferguson e Joshua Zirkzee. Com o resultado, se manteve em quarto com quatro pontos a mais do que a Roma e cinco do clube de Bérgamo.

O time treinado por Thiago Motta (leia aqui uma análise do trabalho do ítalo-brasileiro) soube se recuperar de um período instável entre o fim de dezembro e o mês de janeiro, nos quais somou três empates, duas derrotas e caiu na Copa da Itália. Agora, desde o início de fevereiro, venceu, em sequência, Sassuolo, Lecce, Fiorentina, Lazio e Hellas Verona, além da Atalanta hoje. Vale citar que a Viola e os Biancocelesti também estão na luta por competições europeias, e o Bologna competiu e os venceu para estar na vaga da Champions atualmente.

E vencer a Atalanta não é uma tarefa fácil em 2024. A equipe de Gian Piero Gasperini, que já teve melhores momentos nos últimos anos, relembrou sua boa fase desde que o ano virou. Apenas na Serie A passou por Frosinone, Udinese, Lazio, Genoa e Sassuolo, além de empatar com o Milan, mesmo rival que bateu na Copa da Itália para chegar às semifinais (enfrentam a Fiorentina em abril). Tudo isso marcando muitos gols – hoje é o quarto melhor ataque do campeonato – e sofrendo quase nada. Até que, antes do Rossoblú, enfrentou a líder Internazionale e tomou um 4 a 0 para se perder o caminho de casa.

Sobre o jogo de hoje, os Nerazzurri de Bérgamo souberam se recuperar da derrota anterior. No primeiro tempo, o equilíbrio reinou, mas a Atalanta foi mais efetiva para marcar na sua chance mais clara (gol de Ademola Lookman), enquanto o time visitante desperdiçou com o meia Giovanni Fabbian, quase na pequena área.

Na etapa final, o cenário se inverteu. A partir de mudanças de Motta, o Bologna passou a dominar e igualou o placar com penalidade convertida por Zirkzee. Quatro minutos depois, em boa jogada pela direita, o capitão Ferguson apareceu na entrada da área para bater cruzado e superar Marco Carnesecchi. A Atalanta, efetiva no primeiro tempo, não acertou o gol no segundo, apesar de sufocar o rival nos minutos finais. O Rossoblú manteve uma postura de tentar fazer o terceiro e exigiu boas defesa do goleiro rival antes de se recuar e confirmar a vitória.

Vale citar que ainda há indefinição sobre qual liga ficará com a quinta vaga para próxima Champions League, que terá 36 times ao invés de 32. Se consideramos o coeficiente da Uefa de hoje, Itália e Alemanha teriam uma equipe a mais na principal competição de clubes. Mas não é certeza e o desempenho final dos clubes nas três competições europeias definirá isso. A Atalante, inclusive, pode ajudar seu país, porque pode avançar na Liga Europa e somar mais pontos – está viva nas oitavas e enfrenta o Sporting, na próxima quinta-feira (7).

Tabela da Serie A

Serie A
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Atalanta

Atalanta

15 11 1 3 21 34
2 Napoli

Napoli

15 10 2 3 11 32
3 Inter Milan

Inter Milan

14 9 4 1 19 31
4 Fiorentina

Fiorentina

14 9 4 1 18 31
5 Lazio

Lazio

15 10 1 4 13 31
6 Juventus

Juventus

15 6 9 0 14 27
7 AC Milan

AC Milan

14 6 4 4 8 22
8 Bologna

Bologna

14 5 7 2 2 22
9 Empoli

Empoli

15 4 7 4 -1 19
10 Udinese

Udinese

14 5 2 7 -5 17
11 Roma

Roma

15 4 4 7 -3 16
12 Torino

Torino

15 4 4 7 -4 16
13 Genoa

Genoa

15 3 6 6 -11 15
14 Parma

Parma

15 3 6 6 -4 15
15 Cagliari

Cagliari

15 3 5 7 -10 14
16 Lecce

Lecce

15 3 4 8 -18 13
17 Como

Como

15 2 6 7 -12 12
18 Verona

Verona

15 4 0 11 -19 12
19 Monza

Monza

14 1 7 6 -5 10
20 Venezia

Venezia

15 2 3 10 -14 9
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo