
Aos poucos a tecnologia da linha do gol começa a conquistar novos adeptos e se espalhar pelas principais competições do planeta. Introduzida inicialmente na Premier League, utilizada na Copa do Mundo de 2014 e anunciada para a próxima temporada da Bundesliga, a novidade estará também na próxima edição do Campeonato Italiano. A introdução do método não é o único plano de modernização da Serie A em relação à arbitragem. A liga também quer ser pioneira no uso do replay como auxílio aos árbitros.
VEJA TAMBÉM: Os 10 maiores clássicos da história da Libertadores
O presidente da liga, Maurizio Beretta, fez o anúncio após uma reunião nesta sexta-feira. Segundo o dirigente, o sistema ainda será escolhido, e há três opções em vista: o utilizado no Campeonato Inglês, o da Copa do Mundo e um terceiro que partiria de uma “tecnologia inovadora”. Os responsáveis pelo Campeonato Italiano haviam comentado o interesse em introduzir a novidade no mês passado, mas o anúncio oficial veio apenas agora.
O uso da tecnologia para a diminuição de erros de arbitragem é uma discussão que tem crescido nos últimos anos, e volta e meia aparece a sugestão da utilização do replay instantâneo pelos árbitros para tomar decisões no campo. O presidente da Federação Italiana, Carlo Tavecchio, ofereceu a Serie A à Fifa como um laboratório para testar a experiência, mas é apenas uma ideia, e não há nada concreto por enquanto.
Ao mesmo tempo em que se atualiza, a Itália vislumbra o futuro, e o fato de que tal proposição esteja partindo de um centro importante do futebol mundial traz maior peso à possibilidade de avanço. Há aqueles que preferem a arbitrariedade e subjetividade das decisões próprias dos árbitros, e eles não são poucos. Qualquer mudança nesse aspecto trará consigo muita discussão. Em relação à tecnologia na linha do gol, parece haver unanimidade de que é o único caminho a se seguir. É apenas questão de tempo – e dinheiro – para que todas as ligas relevantes adotem o método. Das cinco principais da Europa, apenas Ligue 1 e La Liga ainda não têm previsão de introduzi-lo. Quanto mais rápido isso for feito, melhor para esses campeonatos.