ItáliaSerie A

Anos dourados: Com tantas obras de arte, foi dificílimo eleger o maior golaço da Serie A 90/91

Nenhum campeonato nacional desfrutou de tantos craques entre as décadas de 1980 e 1990 quanto a Serie A. Palco da Copa do Mundo, a Itália seguiu no clima da competição em 1990/91. Alguns dos destaques do Mundial se mudaram ao calcio, outros se tornaram ainda mais badalados. E, ainda que a média de gols fosse relativamente baixa, o que se viu nos estádios pelo país foram diversas obras de arte. Tempos nos quais os melhores se concentravam num torneio mais badalado até que a Champions, algo que logo se transformaria nos anos seguintes.

Fato é que a seleção de golaços da Serie A 1990/91 dá noção do excelente nível vivido no futebol italiano durante aquela época. Primeiro, pela presença de diversas lendas. Depois, pela qualidade dos gols. O destaque natural vai para a Sampdoria, que terminou com sua inédita taça naquela temporada, muito graças ao talento de Roberto Mancini e Gianluca Vialli na linha de frente. Ainda assim, era possível acompanhar monstros do gabarito de Ruud Gullit, Jürgen Klinsmann, Careca, entre tantos outros.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo