Serie A

‘Polícia e ladrão’: Allegri descreve disputa entre Juventus e Internazionale pela liderança da Serie A

Apenas dois pontos da Internazionale na disputa pela Série A, a Juventus de Allegri corre atrás do rival rodada a rodada

Rodada a rodada na edição de 2023/24 da Serie A, a líder Internazionale vence e a Juventus costuma repetir o desempenho. Ambos não perdem desde setembro do ano passado, ambos, ironicamente, para o Sassuolo, com a diferença de apenas quatro dias (Velha Senhora em 24/09 e Nerrazurri em 27/09). Passado um turno do revés para o time preto e verde, o clube de Turim devolveu o resultado com um belo 3 a 0 nesta terça-feira (16). A vitória garantiu a manutenção da caçada dos Bianconeri atrás da Inter na liderança do campeonato, divididos por apenas dois pontos. Para exemplificar essa disputa, o técnico Massimiliano Allegri soltou uma fala inusitada após a partida de ontem.

Se somos os caçadores do Scudetto? Se tem alguém na frente, há quem persegue atrás… É um pouco como o jogo da polícia e dos ladrões, onde os ladrões fogem e os guardas perseguem – definiu Allegri.

Não foram poucas as jornadas que a Juve vencia, tomava provisoriamente a liderança e via o rival retomar no dia seguinte. A Inter de Simone Inzaghi liderou a Serie A em 17 das 20 rodadas, ficando longe da ponta da tabela apenas na abertura do campeonato, quando a Fiorentina terminou em primeiro, e depois em duas oportunidades para o Milan, que despencou e hoje vê a disputa de longe.

A Juventus terá outra oportunidade, talvez temporária, de liderar o Campeonato Italiano no final de semana, caso vença o Lecce, fora de casa, no domingo (21), enquanto a Internazionale jogará a Supercopa da Itália dois dias antes e ficará com uma partida a menos no certame nacional. Allegri quer afastar essa pressão para seu time e foca que tem vantagem de 16 pontos para a Atalanta, quinta colocada, o que pode encaminhar um retorno à Champions League após uma temporada fora.

– Agora vamos para o Lecce num campo difícil. Temos que conquistar os três pontos. Hoje colocamos o quinto lugar 16 pontos atrás e isso é importante, veremos mais tarde. É importante terminar à frente do Derby d'Italia [Juve x Inter]? Pensamos jogo a jogo. É difícil no Lecce, sempre há jogos ruins e muito disputados e temos que vencer. Um passo de cada vez. Nada mais pode ser feito – colocou panos quentes o técnico da Juve.

O jogo entre Juventus e Inter citado por Allegri acontece em 4 de fevereiro, pela 23ª rodada da Serie A, e, com uma vitória frente ao Lecce somado a um triunfo no clássico, a vantagem da Velha Senhora pode ser de quatro pontos – ainda com um jogo a mais.

Considerando como o Napoli foi absoluto na temporada passada, seria interessante a manutenção dessa disputa partida a partida em 23/24, como aconteceu com Inter e Milan em 2021/22 até a confirmação do título Rossonero apenas na última rodada. É saudável para competição e uma boa forma de comprovar, mais uma vez, a competitividade do futebol italiano aos vizinhos europeus.

Vlahović vive boa fase e, com maturidade, pode ser trunfo da Juventus na disputa pelo título

E pensar que na janela de transferências do verão europeu, Dušan Vlahović por pouco não saiu da Velha Senhora. O poder de decisão do sérvio nas últimas partidas mostrou que teria sido um erro negociá-lo. O forte centroavante de 1,90m marcou quatro vezes nas quatro rodadas mais recentes da Série A, incluindo dois frente ao Sassuolo, além de duas assistências. Essas participações garantiram diretamente sete pontos – se perdidos, fariam muita falta na disputa atual. É verdade que teve péssimos 30 minutos contra o Frosinone, pela Copa da Itália, na última semana, mas nada que apague o bom momento.

– Vlahović está crescendo. Na outra noite, contra o Frosinone, ele teve uma meia hora ruim e sabe disso, conversamos sobre isso. Ele queria destruir tudo, ainda é um sinal de falta de maturidade. Ele deve permanecer sereno e calmo. Esta noite ele estava mais lúcido e sereno, estava menos irritado com o árbitro. Ele é um jogador de 2000, tem espaço para melhorar pela frente, mas ele não devemos cair nos erros cometidos contra o Frosinone – elogiou Allegri.

Na artilharia do Campeonato Italiano, Lautaro Martínez, da Inter, segue disparado com 18 gols e Vlahovic, em terceiro, tem apenas metade dos tentos, mostrando que ainda falta regularidade e maturidade, como disse Allegri, para se colocar dentre os principais centroavantes do país.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.
Botão Voltar ao topo