A Juventus finalmente venceu a primeira na Serie A, mas com doses de sofrimento para virar contra o Spezia
Spezia chegou a virar o jogo e deu muito trabalho, mas a Juventus retomou a vantagem final
A Juventus passou as quatro primeiras rodadas da Serie A sem vencer e, diante do péssimo futebol apresentado, as críticas eram mais que compreensíveis. Massimiliano Allegri chegou a declarar que o duelo contra o Spezia valeria “seis pontos na luta contra o rebaixamento”. Pode até haver um exagero na fala, mas a Velha Senhora sofreu bastante para conquistar o triunfo por 3 a 2 no Estádio Alberto Picco, seu primeiro na atual campanha. Num jogo de duas viradas, os Aquillotti ficaram à frente no placar em parte do segundo tempo, até que os juventinos reagissem e arrancassem a vitória.
O começo do jogo guardou um pouco de equilíbrio, até que a Juventus aumentasse sua carga ofensiva em busca da vitória. Os juventinos não criavam tantas chances claras, mas contavam principalmente com o apoio de Federico Chiesa e viram Paulo Dybala errar o alvo no melhor lance. O gol sairia aos 28, com assinatura de Moise Kean. O atacante recebeu na entrada da área e, depois de limpar a marcação, desferiu o tiro rasteiro no cantinho. A comemoração, contudo, não durou nem cinco minutos. O Spezia começou a pressionar e empatou com um golaço de Emmanuel Gyasi. O ganês partiu em velocidade da esquerda para o meio da área, antes de mandar um tirambaço cruzado que encobriu Wojciech Szczesny.
Antes do intervalo, o goleiro Jeroen Zoet realizou uma grande defesa contra Dybala. E o Spezia virou o jogo logo aos quatro minutos da segunda etapa. Giulio Maggiore deu um chutão para o ataque e acionou Janis Antiste. O atacante ganhou de Leonardo Bonucci na velocidade e ainda fintou o veterano, quando este se aproximava, antes de arrematar no canto de Szczesny. A festa nas arquibancadas do Estádio Alberto Picco era enorme, diante da possibilidade de uma façanha.
A Juventus, então, iniciou sua blitz para recuperar o prejuízo. Chiesa continuava comandando as ações de sua equipe, enquanto Zoet realizou outras boas intervenções contra Kean e Dybala. O empate saiu apenas aos 21, num momento em que o Spezia conseguia ter um respiro e quase fez o terceiro, num chute afastado na pequena área. Do outro lado, Chiesa foi o responsável por toda a jogada do gol. O jovem recuperou a bola, ofereceu o passe para o chute travado de Álvaro Morata e ainda marcou na sobra.
A Juve manteve o ritmo alto, para virar aos 27. Numa cobrança de escanteio que a zaga não conseguiu cortar, Matthijs de Ligt pegou o rebote e guardou. A reviravolta no placar, porém, não significou a tranquilidade imediata para a Velha Senhora. O Spezia ainda acreditou no resultado e conseguiu exercer uma dose de pressão na reta final do encontro. Apesar do abafa, os Aquillotti não foram tão efetivos e tiveram que aceitar o revés em casa.
O resultado tira a Juventus do limbo, mas não da metade inferior da tabela. A Velha Senhora ocupa o 12° lugar na Serie A, com cinco pontos conquistados em cinco rodadas. Já o Spezia aparece com quatro pontos e acaba nas últimas posições da tabela. Um pouco de alívio chega aos juventinos, mas nada que anime tanto assim neste início instável de temporada.