BundesligaEuropaLa LigaPremier LeagueSerie A

Os estreantes do final de semana na Europa

Depois de uma semana intensa, as compras de jogadores cessaram em alguns dos países da Europa. Na sexta-feira, foram encerradas as janelas de transferências em Alemanha, Espanha, Inglaterra e Itália – na França, o período ainda se estende até a próxima quarta-feira. E as atenções no final de semana acabaram se voltando para as estreias dos recém-contratados.

Apesar da falta de entrosamento com os companheiros, alguns jogadores nem precisaram dos treinamentos para brilhar com suas equipes. Liga a liga, confira como foram as primeiras partidas dos principais reforços do mercado:

Premier League

Uma das principais novidades do Liverpool, Nuri Sahin começou a partida contra o Arsenal, mas acabou ofuscado pelo companheiro Joe Allen. O turco criou apenas um passe para finalização e também não teve grande contribuição defensiva, com apenas dois desarmes.

Charlie Adam foi um dos que deixou os Reds e já ganhou uma oportunidade no Stoke City, saindo do banco ainda no primeiro tempo contra o Wigan. O meio-campista não teve participação direta nos gols, mas teve sua parcela de contribuição no empate por 2 a 2.

Grande reforço do West Ham, Andy Carroll se encaixou de imediato na equipe de Sam Allardyce, apesar da lesão sofrida na segunda etapa. O centroavante passou em branco no triunfo contra o Fulham, mas ganhou impressionantes nove jogadas pelo alto. Do outro lado, Dimitar Berbatov atuou apenas 45 minutos pelos Cottagers e criou cinco chances de arremate para seus companheiros, que não aproveitaram.

No desentrosado Queens Park Rangers, Esteban Granero demonstrou seu talento para se destacar contra o Manchester City, ameaçando Joe Hart em duas finalizações e cinco cruzamentos.

Onze minutos em campo foram suficientes para que Moussa Dembélé justificasse sua contratação pelo Tottenham. O belga marcou o gol que abriu o placar contra o Norwich, mas os Spurs não souberam conservar a vantagem até o fim.

Steven Fletcher, que já tinha atuado pela Copa da Liga, brilhou em seu primeiro encontro na EPL. Muitos acharam excessivos os € 15,2 milhões pagos no atacante, que começou a compensar o montante. O artilheiro balançou as redes em seus únicos dois chutes contra o Swansea. Adam Johnson, outro (caro) reforço dos Black Cats, também teve boa atuação. Do lado galês, Ki Sung-Yueng ficou no gramado por apenas 11 minutos, mas acertou os 18 passes que tentou.

La Liga

Alex Song já tinha participado da Supercopa da Espanha, mas fez sua estreia no Campeonato Espanhol neste domingo. Titular, o volante do Barcelona somou 66 passes na vitória sobre o Valencia, com 90% de aproveitamento.

Também presente na Supercopa, Luka Modric esteve pela primeira vez no 11 inicial do Real Madrid. O croata teve boa participação contra o Granada, deixando Callejón na cara do gol logo no início do jogo e quase guardando o seu, em chute que saiu por pouco.

Emprestado pela Internazionale, Samuele Longo se provou uma promessa de valor. O italiano precisou de 21 minutos para marcar seu primeiro gol. E os catalães ainda contaram com Simão Sabrosa no segundo tempo.

Uma das raras novidades do Málaga, Javier Saviola entrou no intervalo de jogo contra o Zaragoza. O argentino recebeu a bola apenas 15 vezes, mas conseguiu finalizar em duas dessas ocasiões. Também teve tempo para levar um cartão amarelo.

Serie A

Massimiliano Allegri promoveu a entrada de três reforços durante a vitória sobre o Bologna. Nigel De Jong fechou bem o meio de campo após a lesão de Montolivo – e, como de praxe, recebeu seu primeiro cartão. Bojan e Niang também se apresentaram, mas sem mostrar o cartão de visitas. O destaque ficou com Pazzini, que não estreou, mas foi titular pela primeira vez e marcou três gols. Do outro lado do campo, o Bologna contou com o veterano Alberto Gilardino no segundo tempo, que chutou duas vezes e não acertou o gol.

Na rival Internazionale, Álvaro Pereira foi titular e um dos mais ativos entre os nerazzurri, com quatro finalizações e sete desarmes. A vencedora da partida, porém, foi a Roma, que contou com as estreias oficiais de Mattia Destro e Panagiotis Tachtsidis, trazidos ainda no início da pré-temporada. O grego se sobressaiu um pouco mais, equilibrando o meio de campo e dando quatro passes para arremates de seus companheiros.

Juan Manuel Vargas chegou ao Genoa nesta semana e já ocupou vaga no time titular. O peruano teve atuação mediana na derrota contra o Catania e acabou substituído por outro recém-chegado, Marco Borriello, também pouco acionado.

Após recusar o Milan, Zé Eduardo chegou com status de titular no Siena, mas não conseguiu mais que um cartão amarelo. A sua equipe perdeu para a Sampdoria, que teve Enzo Maresca entre os destaques. O meia, ex-Málaga, chegou a carimbar a trave durante a partida.

Bundesliga

As maiores atenções estavam com Javi Martínez, maior contratação da história do futebol alemão. Jupp Heynckes aproveitou a goleada sobre o Stuttgart para lançar o volante, aos 32 do segundo tempo. O espanhol pouco tocou na bola, se limitando a passes curtos na administração do resultado.

Situação parecida viveu Ibrahim Affelay, que deu o ar da graça por dez minutos na vitória do Schalke 04 sobre o Augsburg. Apesar do pouco tempo, o holandês deu dois dribles e finalizou uma vez, para fora.

Anunciado no início da semana pelo Hamburg, Petr Jiracek foi titular do Hamburg. O tcheco teve boa participação ofensiva e ainda conseguiu seis desarmes, mas não evitou a derrota no clássico contra o Werder Bremen.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo