Itália

Serie A anuncia adiamento da primeira rodada

O início do Campeonato Italiano, programado para o final de semana, foi adiado pela Lega Calcio depois da convocação de greve feita pela associação de jogadores (AIC), depois de não chegar a um acordo com os clubes por um contrato coletivo.

“A associação de jogadores anuncia que houve uma resposta negativa da Lega Calcio para nossa última proposta e confirma a intenção de não entrar em campo para a primeira partida da temporada”, diz comunicado da AIC.

No início desta sexta-feira, Damiano Tommasi, presidente da AIC, propôs um acordo temporário com as bases atuais enquanto as negociações continuam, mas Maurizio Beretta, presidente da Lega Calcio, rejeitou a proposta de última hora.

“Nossa assembleia foi muito clara. Nós iremos apenas assinar um acordo se ele contiver os dois pontos sob discussão – a contribuição do imposto solidário e o treinamento fora do elenco principal”, afirmou Berretta à agência Ansa.

Estes dois pontos são o maior entrave das negociações entre AIC e Lega Calcio. Os jogadores querem garantias que os atletas não serão obrigados a treinar separadamente, mas os clubes querem que esta seja uma decisão da comissão técnica.

O imposto de solidariedade será aplicado em salários de mais de € 90 mil anuais e os clubes querem que os jogadores fiquem responsáveis por este pagamento.

O presidente da AIC mostrou não estar muito otimista em relação ao desenvolvimento da negociação. “Eu tenho a impressão que 15 dias não será suficiente”, disse Tommasi. “Nós talvez precisaremos de meses”, afirmou.

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo