Itália

Scudetto de 2006 da Inter é mantido e Juventus reclama

O conselho federal da Federazione Italiana Gioco Calcio (FIGC) decidiu manter o título da temporada 2005/06 da Internazionale, ano que explodiu o escândalo Calciopoli.

A Juventus, campeã em campo, perdeu o título e acabou rebaixada pelo envolvimento de seus dirigentes em conversas com os resposnáveis pela arbitragem, o que foi considerada uma tentativa de manipulação de resultados.

Como a Juventus perdeu o título, o scudetto foi para a Inter, vice-campeã. O título de 2005 foi tirado da Juventus e não foi atribuído a ninguém.

A avaliação dos pareceres jurídicos dos advogados da FIGC é que o título da Inter não pode ser retirado porque não houve um ato administrativo que o atribuísse aos nerazzuerri. Assim, sem essa resolução, o conselho federal não pode substituir a justiça desportiva.

A reação da Juventus foi imediatga. O presidente bianconero, Andrea Agnelli, disse que a credibilidade do sistema estava em jogo.

“A Fiorentina e seus principais acionistas têm apontado corretamente o tratamento desigual sofrido por alguns clubes em 2006. Uma disparidade que poderia ser perpetuada se os rumores dos últimos dias foram confirmados pelo conselho federal na segunda-feira, dia 18”, diz comunicado assinado por Agnelli no site da Juventus.

O dirigente da Vecchia Signora ainda disse que buscará na justiça igualdade de tratamento, se esta não foi concedida. “Eu reitero que qualquer ação legal que for feita será para proteção da Juventus, se a justiça esportiva não se mostrar capaz de oferecer dignidade e tratamento igual. Esse não é o momento de burocracia, esse é o momento de açções. O diálogo pode ser estabelecido apenas quando essas condições foram garantidas”, afirma o comunicado.

“O que está em jogo é a reputação das pessoas, que em alguns casos não há condições de argumentar, o que está em jogo é a credibilidade do sistema”, diz ainda Agnelli.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo