Roma demite De Rossi e já tem plano B para o restante da temporada
Início ruim de temporada culminou em decisão da diretoria, que já tem um substituto para o cargo
Na manhã desta quarta-feira (18), em comunicado oficial, a Roma informou que o técnico Daniele De Rossi não seguirá no comando do clube italiano para a sequência da temporada.
Efetivado como técnico principal em julho deste ano, De Rossi teve um começo ruim de Serie A 24/25, com apenas três pontos em quatro jogos.
Somado aos resultados negativos, as baixas perspectivas do clube romano fizeram com que o Friedkin Group, empresa proprietária do clube, tomasse a decisão.
Ex-técnico da Torino deve assumir a Roma até junho de 2025
Segundo o jornalista italiano Fabrizio Romano, Ivan Juric, ex-técnico do Torino, já é o novo treinador da Roma para a sequência da temporada 24/25.
No contrato entre Juric e Roma, há uma opção de extensão até junho de 2026 caso o time conquiste uma das vagas para a disputa da Champions League na próxima temporada.
Como foi a passagem de De Rossi na Roma
Ex-capitão e ídolo histórico do clube, De Rossi chegou à Roma com a missão de recolocar o clube nos trilhos após a saída de Mourinho. E até conseguiu nos primeiros meses.
Ao final da temporada 23/24, ele terminou a Serie A italiana na sexta colocação e garantiu uma vaga para a disputa da Uefa Europa League do ano seguinte.
Para continuar com De Rossi no projeto, os donos da Roma estenderam seu contrato até 2027. Em conversas com o técnico, o clube italiano foi em busca de reforços.
Na janela de transferências do verão europeu, a Roma investiu mais de 90 milhões de euros (R$553 milhões) na contratação de nomes como Mats Hummels, Mathias Soulé, Artem Dovbyk e Kouadio Manu Koné.
Há três semanas atrás, De Rossi havia aprovado a movimentação da diretoria romana durante a pré-temporada: “Nossa janela de transferências foi boa e estou feliz com o que fizemos.”
A expectativa era de um trabalho a longo prazo, mas o começo ruim de temporada 24/25 foi um balde de água fria, e a empate com a Genoa no último domingo (15) foi o ponto final da relação.
— A AS Roma anuncia que Daniele De Rossi foi dispensado de suas funções como treinador principal do time principal. A decisão do clube é tomada pensando no melhor da equipe, para retornar ao caminho desejado o mais rápido possível, em um momento em que a temporada ainda está em seus estágios iniciais — diz o clube, em nota oficial.
Em 30 jogos no comando da Roma, De Rossi teve um aproveitamento de 57, 47% com 14 vitórias, 9 empates e 7 derrotas entre as temporadas 23/24 e 24/25.
Desempenho também derrubou José Mourinho
Os resultados negativos na primeira metade da temporada 23/24 também fizeram com que os donos da Roma optassem por demitir José Mourinho do cargo.
Naquela altura da temporada, o desafio de Mourinho era manter a regularidade da Roma no Campeonato Italiano, mas o desempenho já incomodava torcedores e os donos do clube, Dan e Ryan Friedkin.
Na 20ª rodada do Campeonato Italiano, a Roma figurava na 9ª colocação e tinha 22 pontos a menos que a Inter de Milão, líder geral e futura campeã.
Após a derrota por 3 a 1 para o Milan no San Siro, pela 20ª rodada, o técnico português não resistiu à pressão e acabou sendo demitido no começo da segunda metade da temporada.
Mesmo sem um futebol vistoso, Mourinho conduziu a Roma a um feito histórico, o troféu da Conference League na temporada 21/22, o primeiro título continental do clube italiano em sua história.
No ano seguinte, ainda chegou à final da Europa League, quando perdeu para o Sevilla na decisão de pênaltis, mas com uma campanha sólida do começo ao fim da temporada.