Itália

O rei não está morto

No final de semana que a Roma conseguiu uma virada sobre o Bari fora de casa, pela 35ª rodada do Campeonato Italiano, um jogador marcou, mais uma vez, a história. Francesco Totti, Il capitano, marcou seu gol de número 206 na Serie A e ultrapassou a marca de Roberto Baggio, de 205 gols, e passou a ser o quinto maior artilheiro da história.

Isso em um jogo que o capitão perdeu um pênalti, no jogo que marcou duas vezes. O jogo teve contornos de epopeia, que parece ter sido criada para ser parte de um dia histórico, digno dos mitos que a cidade eterna possui. A Roma jogava fora de casa contra o Bari e saiu perdendo. Ainda empatou com Totti, mas tomou mais um no primeiro tempo. Para piorar, viu Daniele De Rossi ser expulso, logo no início da segunda etapa.

O cenário era de uma tragédia, mas Totti marcou o gol de empate, de pênalti, e poderia ter marcado o gol da virada aos 34 minutos. Desperdiçou a cobrança. A Roma só chegou à vitória com um gol de Aleandro Rosi, aos 50 minutos, dando à vitória contornos épicos. Nada melhor para um jogo que ficará para sempre marcado como aquele no qual Totti alcançou seu gol de número 206 na Serie A.

Totti ainda pode olhar com cobiça para as marcas de José Altafini, ítalo-brasileiro, conhecido por aqui como Mazzola, e Giuseppe Meazza, ícone especialmente da Internazionale, ambos com 216 gols marcados. O sueco Gunnar Nordahl é o segundo colocado com 225. O maior artilheiro da história da Serie A é Silvio Piola, com 274.

A marca representa muito, porque Totti é dos poucos representes que ainda restam de um jogador que tornou-se ícone de um clube. O capitão da Roma nunca defendeu outra camisa, a não ser a da seleção italiana. Desta mesma estirpe, apenas Alessandro Del Piero representa algo parecido na Juventus.

Totti estreou pela Roma aos 17 anos, no dia 28 de março de 1993, em uma partida contra o Brescia – justamente o último clube de Baggio, que encerrou a carreira em 2004. O seu primeiro gol na Serie A foi no ano seguinte, no dia 24 de setembro de 1994, em um empate por 1 a 1 com o Foggia. Em 1995, aos 19 anos, era titular do time. Aos 21 anos, em 1997, assumiu a faixa de capitão do time.

Totti foi fundamental em todas os melhores resultados da Roma desde então. O principal deles é o scudetto de 2000/01, apenas o terceiro da história giallorossa (os outros foram em 1941-42 e em 1982-83, este com Falcão no time). Na carreira de Totti, há ainda duas Coppa Italia (2007, 2008) pela Roma. Pela Azzurra, venceu o Europeu sub-21 e a Copa do Mundo de 2006, da qual foi um dos protagonistas.

O recorde foi coroado com uma camiseta que o capitão usou com os dizeres “The king of Rome is not dead”, algo que um jornalista inglês escreveu no clássico entre Roma e Lazio, em março, quando Totti marcou o gol da vitória, em um pênalti no final do confronto. O camisa 10 disse, em seu blog, que gostou da frase assim que a viu, e mandou fazer a camisa para essa data. “Veja, eu não vou morrer nunca”, disse Totti.

Recordes à parte, a Roma manteve viva sua disputa pela quarta vaga na Serie A, que dá uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada. Com 59 pontos, os giallorossi ficaram a apenas um ponto da arquirrival Lazio, que perdeu, em Roma, para a Juventus por 1 a 0 no fechamento da rodada na segunda-feira. E é bom os biancocelesti colocarem as barbas de molho, porque têm o seu quarto posto cada vez mais ameaçado.

Apesar da aproximação da Lazio, a Roma tem que começar a se preocupar justamente com a Vecchia Signora, que está a três pontos da Roma. A Udinese, que estava em quinto, perdeu a posição depois da derrota por 5 a 2 para a Fiorentina. Apesar dos mesmos 59 pontos da Roma, os giallorossi têm vantagem no confronto direto.

Na próxima rodada, a Lazio enfrenta a Udinese fora de casa, em um confronto direto. A Roma terá pela frente o Milan, que, se vencer ou até empatar, garante o scudetto da temporada, depois de seis anos de jejum. A Juventus, por sua vez, recebe em casa o Chievo.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo