O Cosenza marcou no último minuto e mandou o Brescia para a Serie C, três anos depois de disputar a Serie A
O Brescia não disputava a Serie C desde 1985 e retorna à terceirona, muito por causa do gol tardio do Cosenza

A Serie B do Campeonato Italiano possui, além dos playoffs de acesso, também playoffs contra o rebaixamento. Três times caem direto para a Serie C, enquanto o quarto rebaixado sai de uma disputa em dois jogos entre o 16° e o 17° na tabela. Foi uma definição emocionante nesta temporada. Benevento, Spal e Perugia tinham caído direto, enquanto Brescia e Cosenza ainda buscavam a sobrevivência. Melhor para o Cosenza, que escapou da terceirona com um gol agonizante. Os rossoblù tinham vencido a ida por 1 a 0 no Estádio San Vito. Já na volta, o Brescia devolvia o placar diante de sua torcida, no Estádio Mario Rigamonti, até os 50 do segundo tempo. Andrea Meroni decretou o empate por 1 a 1 no último minuto, o que salvou sua equipe e derrubou os biancazzurri.
Brescia e Cosenza tiveram campanhas similares na Serie B, Ambos começaram o campeonato na parte superior da tabela, mas despencaram. O Cosenza teve uma queda mais abrupta na virada dos turnos e chegou mesmo a ocupar a lanterna, até se recuperar para a zona de playoffs na reta final. O Brescia ainda ficou na metade superior até o fim do primeiro turno, antes de também derreter e passar pela última posição, mas teve um respiro nos últimos jogos. No fim, ambos somaram 40 pontos e tiveram que se encarar na partida extra.
Por ter a melhor campanha nos critérios de desempate, o Brescia pôde decidir em casa. No entanto, o Cosenza aproveitou o mando de campo na primeira partida e venceu por 1 a 0. Marco Nasti marcou o gol no Estádio San Vito a 20 minutos do fim. A pressão ficava sobre o Brescia, que teria que corresponder dentro do Mario Rigamonti. Demorou para o gol dos biancazzurri sair, mas Dimitri Bisoli abriu a contagem aos 29 do segundo tempo. A partida seguia para a prorrogação, até que a salvação do Cosenza se desse no quinto minuto dos acréscimos, o último do tempo adicional indicado pelo árbitro. Andrea Meroni anotou o gol que manteve os rossoblù na segundona e condenou os anfitriões.
A partida no Mario Rigamonti ainda terminou em confusão. Torcedores do Brescia passaram a atirar sinalizadores no gramado e também invadiram o campo. A polícia precisou ser acionada, enquanto os times se retiraram para os vestiários. Como o gol saiu a cerca de 45 segundos do apito final, a arbitragem optou por encerrar a partida assim mesmo. Nos vestiários, o Cosenza pôde festejar, enquanto o Brescia amarga dias bem duros, como não vivia há décadas.
Ao longo de sua história, o Brescia transitou bem mais entre a Serie A e a Serie B. São 23 temporadas na primeira divisão e 63 na segundona. Os biancazzurri só jogaram a Serie C em quatro temporadas, a última delas em 1985. Depois de 38 anos, La Leonessa terá que encarar a terceirona novamente. O clube segue dirigido por Massimo Cellino, antigo dono do Leeds e que chegou ao Mario Rigamonti em 2017. Já o treinador durante a reta final da campanha foi o ex-zagueiro Daniele Gastaldello, que inicia sua carreira na casamata. O brasileiro Adryan, ex-Flamengo, compôs o elenco.
Vale lembrar que o Brescia teve uma passagem recente pela Serie A, com o rebaixamento imediato em 2019/20 após o título na segundona. A Spal, rebaixada também em 2019/20, e o Benevento, que estava na Serie A em 2020/21, foram outros dois que entraram em espiral rumo à terceira divisão em poucos anos. Já o Cosenza, que nunca disputou a primeira divisão, vai para a sexta campanha seguida na segundona. O veteraníssimo Mauro Zárate é uma figurinha carimbada no elenco.
Cosenza marca aos 95' o gol que vai mandando para a Serie C o Brescia. Depois invasão de campo, bombas, briga e jogo suspenso…pic.twitter.com/Y1zEnz6jHq
— Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) June 1, 2023