Nainggolan lamenta não ter conquistado nada com timaço da Roma: “Tínhamos vários jogadores de personalidade”
Em 2016/17, a Roma tinha Alisson, Salah, De Rossi, Totti, Dzeko e Nainggolan, mas foi vice-campeã italiana atrás da Juventus

Tudo tem que ser colocado dentro de um contexto. Nem todos estavam no auge. Alguns mais para o começo da carreira, outros mais para o fim. Mas a Roma chegou a disputar o Campeonato Italiano com Alisson, Daniele de Rossi, Kevin Strootman, Edin Dzeko, Mohamed Salah e Francesco Totti, além de outros jogadores importantes e de personalidade que ajudaram o clube a bater seu recorde de pontos na Serie A. Radja Nainggolan era um deles e lamenta que aquele elenco não tenha rendido nenhum título.
A temporada em questão é 2016/17, a última de Francesco Totti. A aposentadoria do ídolo acabou sendo uma distração porque Luciano Spalletti não lhe deu o tempo de jogo esperado para um turnê de despedida tão importante. Com 87 pontos, a Roma foi segunda colocada, quatro atrás da campeã Juventus. Salah foi vendido, Totti se aposentou, Spalletti também saiu. Um ano depois, após chegar às semifinais da Champions League, Alisson, Nainggolan e Strootman também caíram fora.
“Com Spalletti, tive o melhor ano da minha carreira, coletiva e individualmente”, disse, em entrevista ao jornal La Reppublica. “Tínhamos uma infinidade de jogadores de personalidade: Dzeko, Totti, Strootman, Salah, Alisson. O arrependimento é ter batido o recorde de pontos e não ter ganho nada”.
Nainggolan prefere não tomar partido na rixa entre Spalletti e Totti. “Sou neutro. Totti nunca pediu para ser titular. Sentiu-se provocado porque era o seu último ano e jogava cinco minutos quando estava 2 a 0. Eu me sentiria assim também. Mas eles nunca brigaram. Totti me disse que tinha um relacionamento maravilhoso com ele. O treinador tem que fazer suas escolhas”, afirmou.
Nainggolan saiu para a Internazionale, mas a sua carreira não seguiu como se imaginava. Fez apenas 41 jogos pelo clube de Milão antes de dois empréstimos ao Cagliari. No último mês de agosto, retornou à Bélgica para defender o Royal Antwerp e diz que sente saudade da Itália, dos amigos, dos restaurantes e das pessoas. E reclama que não ganhou nenhuma oportunidade com Antonio Conte.
Ele lembra que Conte tentou levá-lo para o Chelsea em 2016 e até fez uma visita à Roma para tentar convencê-lo. Nainggolan chegou a disputar uns 40 minutos da campanha do título italiano da temporada passada, mas não se considera campeão italiano.
“Não contabilizo o scudetto com a Inter. Para mim, eu só ganho como protagonista. Se tivesse tido confiança, poderia ter jogado naquele time. Conte é um grande treinador, mas não tive chance com ele. Nunca discutimos, porém, quando quiseram me mandara embora, fui informado (por terceiros). Eu gosto mais de quem me diz as coisas na cara”, afirmou.
Durante a sua carreira, Nainggolan entrou em polêmicas pelo seu estilo de vida, muitas vezes flagrado na noite ou fumando. Tudo uma hipocrisia, na sua opinião. “Não me preocupo com o que as pessoas dizem. Muitos se escondem. Vocês sabem de tudo sobre mim porque eu saio. Tem gente que bebe mais do que eu, mas o faz em casa e ninguém sabe”, encerrou.