Itália

Lukaku, Napoli e Chelsea: o que falta para o negócio acontecer?

Amigo e homem de confiança de Antonio Conte, atacante belga vê com bons olhos transferência ao Napoli

Entra janela, sai janela, e uma novela segue intacta no mercado de transferências: o que o Chelsea fará com Romelu Lukaku e onde o atacante belga jogará?

Apesar da boa temporada na Roma, Lukaku, ao que tudo indica, não ficará no time giallorossi para próxima temporada. Após especulações de que poderia se aventurar no futebol saudita, o atacante entrou na mira do Napoli.

Antonio Conte, novo técnico napolitano, é um grande admirador do futebol de Lukaku. O treinador italiano e o atacante belga são muito próximos e mantém contato desde o excelente período que passaram juntos na Internazionale.

Mas o tema das mensagens trocadas entre os dois mudou nos últimos dias. Conte quer Lukaku em Nápoles, e já deixou isso claro ao amigo. O técnico deseja escrever outro capítulo emocionante com o camisa 9 após o Scudetto em Milão, e o enxerga no centro da reconstrução do Napoli.

Lukaku cumprimenta Conte após marcar pela Internazionale (Foto: Icon Sport)

O que Lukaku pensa sobre isso?

O pedido de Conte mexeu com Lukaku, que imediatamente passou a considerar uma mudança a Nápoles.

Aos 31 anos, o atacante planeja atender a solicitação do técnico. Ele quer se sentir novamente indispensável para um clube. Por isso, reforçar a equipe dirigida pelo amigo certamente o balança.

Na semana passada, em entrevista a uma TV belga, Lukaku admitiu, sem hesitar, que Antonio Conte é o melhor técnico com quem já trabalhou na carreira.

Conte é o melhor treinador que tive na minha carreira. Cada vez que decidi ficar ou ir a algum lugar, a minha relação com o treinador determinou a minha escolha. É como ter um relacionamento com uma mulher. Algo não dá mais certo, porque ficar juntos — disse Lukaku.

Palavras claras e inconfundíveis de quem sabe o que está falando. Afinal, sob o comando de Conte, o belga atingiu o ápice de sua carreira: teve excelente média de gols, foi campeão italiano e ganhou o status de ‘rei de Milão'.

Lukaku sob o comando de Antonio Conte
– 95 jogos
– 64 gols
– 1 título (Serie A 2020/21)

Lukaku e Lautaro Martínez formaram dupla de ataque no Scudetto da Inter, em 2020/21 (Foto: Icon Sport)

A queda de Lukaku

Desde que deixou a Internazionale e se juntou ao Chelsea em agosto de 2021, a carreira de Lukaku nunca mais foi a mesma. O atacante caiu vertiginosamente de produção em campo, o número de gols diminuiu e, para piorar, foi o principal vilão da seleção belga na Copa do Mundo do Catar.

Muito provavelmente, se Conte tivesse permanecido à frente da Inter, Romelu não teria considerado a possibilidade de trocar o time italiano pelo Chelsea.

E agora ele se encontra na mesma situação dos dois últimos verões: quer sair de Londres e não sabe o que o futuro lhe reserva.

Lukaku em ação pelo Chelsea (Foto: Icon Sport)

Osimhen é um dos entraves para negociação de Lukaku

Conte se apresenta como solução para o ‘caso Lukaku', e o Napoli estuda como atacar. Antes, porém, o clube italiano precisa definir a situação de Victor Osimhen. O atacante nigeriano, artilheiro e protagonista do Scudetto napolitano de 2022/23, já bateu o pé e deixou claro a intenção de sair.

Arsenal e PSG monitoram a situação de Osimhen, mas ninguém parece disposto a pagar a cláusula de rescisão, avaliada em 130 milhões de euros — aproximadamente R$ 748 milhões na cotação atual.

O Napoli não avançará no negócio por Lukaku antes de ‘se livrar' de Osimhen. Essa é a postura do presidente Aurelio De Laurentiis e sua diretoria.

Osimhen deve deixar o Napoli nesta janela (Foto: Icon Sport)

Chelsea exige pagamento da multa para liberar Lukaku

Apesar de ainda não ter resolvido a situação de Osimhen, o Napoli iniciou contatos com o Chelsea. Lukaku tem uma cláusula de rescisão de 43 milhões de euros, valor considerado alto demais por De Laurentiis.

Se os Blues aceitassem um empréstimo, o Napoli o faria imediatamente. Todavia, no atual cenário, não é uma opção viável.

De olho no Fair Play Financeiro da Premier League, o clube londrino pretende rentabilizar até ao final do mês, e Lukaku faz parte da lista de jogadores negociáveis.

Osimhen e Lozano são os únicos jogadores da história do Napoli contratados por uma taxa de transferência superior ao preço pedido pelo Chelsea por Lukaku.

De Laurentiis nunca sancionou tal nível de investimento num jogador com mais de 30 anos, e não cogita quebrar tal ‘regra' agora. Especula-se que o Napoli esteja disposto a pagar no máximo 25 milhões de euros por Lukaku.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo