Itália

Kaká é o melhor do mundo da Fifa

Kaká completou sua coleção de prêmios individuais em 2007 ao ser eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. O brasileiro do Milan recebeu o prêmio nesta segunda-feira, na cerimônia organizada pela entidade máxima do futebol mundial em Zurique, na Suíça. Ele superou o argentino Lionel Messi, do Barcelona, segundo colocado, e o português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, terceiro.

Antes do reconhecimento da Fifa, Kaká já havia sido premiado como melhor do mundo com a Bola de Ouro, da revista France Football, além dos prêmios da associação mundial dos jogadores profissionais (FIFPro) e da revista World Soccer. Este ano, o meia foi o protagonista dos títulos da Liga dos Campeões, da Supercopa Européia e do Mundial de Clubes com o Milan. Ele foi artilheiro da Liga dos Campeões, eleito melhor jogador e melhor atacante da competição pela Uefa, e o melhor jogador do Mundial pela Fifa.

O prêmio da Fifa, criado em 1991, é definido pelo voto dos técnicos e capitães das seleções nacionais. Cada um seleciona três nomes de uma lista prévia de indicados, outorgando 5 pontos ao primeiro, 3 ao segundo e 1 ao terceiro. Este ano, dos votos de 165 países, Kaká terminou com 1.047 pontos, contra 504 de Messi e 426 de Cristiano Ronaldo. Didier Drogba, do Chelsea, foi o quarto colocado, e Ronaldinho, do Barcelona, o quinto.

Outros brasileiros a receber o prêmio de melhor do mundo foram Romário (1994), Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho (2004 e 2005).

O Brasil também teve a melhor jogadora para a Fifa. Marta, destaque da Seleção vice-campeã mundial, leva o prêmio pelo segundo ano consecutivo. Pelé foi homenageado com o prêmio presidencial da Fifa. O argentino Sergio Agüero e o alemão Toni Kroos receberam diplomas como os melhores dos Mundiais sub-20 e sub-17, respectivamente.

Clique aqui para ler o especial da Trivela sobre Kaká, o melhor do mundo em 2007

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo