Itália

‘É como ter uma esposa…’: A analogia de Gasperini sobre assédio no mercado após vencer Liga Europa

Campeão da Liga Europa, Gasperini colocou seu futuro na Atalanta em xeque com uma declaração pra lá de inusitada

Aos 66 anos, Gian Piero Gasperini conquistou seu primeiro título na carreira – logo com uma Liga Europa. De quebra, o técnico da Atalanta interrompeu a temporada invicta do Bayer Leverkusen de Xabi Alonso. A sonora vitória de La Dea por 3 a 0 sobre os Werkself, na última quarta-feira (22), em Dublin, na Irlanda, fez todo mundo prestar atenção em Gasperini.

O treinador italiano foi responsável por quebrar uma fila de 61 anos sem títulos da Atalanta, que só tinha levantado outro título de expressão em 1962/63, quando foi campeã da Copa da Itália. Com exceção do hexa da Série B – segunda divisão italiana -, La Dea transformou a Europa League em seu segundo troféu de relevância na história de 116 anos.

Portanto, não é exagero dizer que Gian Piero Gasperini vive uma verdadeira lua de mel com a torcida. Contudo, o casamento do técnico com a Atalanta pode estar com os dias contados.

Em entrevista à Sky Sports Itália, Gasperini fori perguntado sobre a chance de trocar La Dea por outro clube em caso de proposta. A resposta do treinador foi, no mínimo, inusitada, colocando seu futuro em xeque na Atalanta:

– Se fico na Atalanta? Vamos comemorar (título da Liga Europa). É como ter uma esposa e um filho, estar feliz, mas se uma mulher bonita passa na sua frente… – brincou Gian Piero Gasperini.

Quem é a linda mulher que encanta Gasperini?

Aqui vale ressaltar que o treinador de La Dea não revelou quem seria essa outra “linda mulher”. Entretanto, o nome de Gian Piero Gasperini tem sido especulado em alguns times no mercado.

O italiano já foi cotado para assumir o Porto após André Villas-Boas ganhar as eleições presidenciais. Contudo, é improvável que ele troque a Atalanta por Portugal.

Por outro lado, um rival de Serie A está de olho no técnico de La Dea. Trata-se do Napoli, que levantou o Scudetto em 2022/23, mas fez uma péssima temporada de defesa de título.

Com a saída de Luciano Spalletti – campeão da Serie A com os Azzurri – para assumir a seleção italiana no ano passado, o Napoli apostou suas fichas em Rudi Garcia.

Entretanto, o francês não fez um bom trabalho e foi demitido m novembro de 2023. O substituto foi Walter Mazzarri, que também pouco melhorou o Napoli. O italiano deixou o cargo em fevereiro, e Francesco Calzona assumiu a responsabilidade. Contudo, o técnico concilia seu trabalho no Napoli com a Eslováquia.

Calzona deve comandar a seleção na Eurocopa entre os dias 14 de junho e 14 de julho, na Alemanha. Por isso, os Azzurri veem Gasperini como uma ótima opção. O treinador da Atalanta, por sua vez, faz mistério sobre seus próximos passos na carreira. Fato é que ele ficou balançado com o interesse alheio – e, segundo a imprensa italiana, essa outra linda mulher atende por Napoli.

Casamento com a Atalanta é duradouro e cheio de louros

Gian Piero Gasperini começou a comandar La Dea em 2016 após passagens por Crotone, Genoa, Internazionale e Palermo. Desde então, o treinador mudou seu status internacionalmente enquanto revolucionou a Atalanta.

Com um futebol ofensivo, La Dea de Gasperini deixou de ser coadjuvante na Serie A e passou a ser protagonista. Nas últimas oito temporadas, a Atalanta conquistou vaga em competições europeia seis vezes.

Pela primeira vez em sua história, La Dea chegou às quartas de final da Champions League, em 2019/20. O treinador também foi vice-campeão da Copa da Itália em três ocasiões, incluindo a edição desta temporada.

E se antes faltava um título para coroar o bom trabalho de Gian Piero Gasperini, agora não falta mais. Resta saber se ele vai manter o matrimônio com a Atalanta ou vai trocar tudo por uma nova aventura.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo