Itália

Gigante italiano faz proposta por Emerson Royal, do Tottenham

Em má fase no futebol inglês, lateral brasileiro desperta o interesse do mercado europeu

Fora dos planos do Tottenham para a próxima temporada, Emerson Royal foi colocado à venda pelos Spurs. Apesar da irregularidade no futebol inglês, o lateral-direito despertou o interesse de clubes importantes da Europa, incluindo o Bayern de Munique.

O assédio é grande, mas um time em especial parece estar à frente nas tratativas.

Segundo apuração da PL Brasil, o Milan ofereceu 20 milhões de euros (R$ 115,4 milhões na cotação atual) pela contratação de Emerson Royal. O Tottenham, por sua vez, não topou, já que deseja recuperar os 25 milhões de euros (R$ 144,25 milhões) investidos para tirá-lo do Barcelona, em agosto de 2021.

A diretoria dos Spurs entende que o melhor posicionamento em campo para o lateral não se encaixa na proposta de jogo de Ange Postecoglou, técnico da equipe.

Entretanto, mesmo desejando ‘se livrar' do brasileiro, o clube inglês tem ciência de que se trata de um ativo bem valorizado no mercado de transferências.

Má fase de Emerson Royal virou até música da torcida do Tottenham

He can't defend. He can't attack. Emerson Royal is our wing back”. Em português: “Ele não defende. Ele não ataca. Emerson Royal é o nosso lateral direito”. Esta é a música produzida pelos fãs do Tottenham ao jogador brasileiro.

Contratado no início de 2021/22, Emerson Royal chegou ao Tottenham após boas temporadas pelo Real Betis, da Espanha. O brasileiro desembarcou em Londres sob muita expectativa, e a alta cúpula dos Spurs o enxergava como um lateral de muito potencial.

O brasileiro logo assumiu a titularidade e, mesmo criticado por conta de algumas deficiências gritantes de ordem tática, permaneceu no 11 inicial do Tottenham durante uma temporada e meia. No entanto, tudo começou a mudar a partir da chegada de Pedro Porro, em janeiro de 2023.

Desde então, Royal perdeu espaço no time titular e passou a esquentar o banco de reservas. Titular em apenas 11 jogos na Premier League 2023/24, o lateral brasileiro foi utilizado diversas vezes como uma espécie de “tapa buraco” por Ange Postecoglou.

Em virtude da crise de lesões que assolou o Tottenham na última temporada, Royal chegou a atuar na zaga (contusões de Radu Dragusin e Cristian Romero) e na lateral-esquerda (contusão de Destiny Udogie).

Emerson Royal em ação pelo Tottenham (Foto: Icon Sport)

Tottenham mira em outro brasileiro para substituir Royal

Ciente do forte interesse do mercado em Emerson Royal e de sua iminente saída, o Tottenham já se movimenta nos bastidores para contratar um novo nome para lateral-direita.

De acordo com o jornalista Bruno Andrade, do Uol, Vanderson, brasileiro que joga no Monaco, é a bola da vez dos Spurs. Revelado pelo Grêmio, o lateral de 22 anos tem contrato até junho de 2028 com o clube francês.

Agudo, rápido e superior a Royal, Vanderson despontou em 2021 como grande promessa no futebol brasileiro. Vendido por 11 milhões de euros, o ex-Grêmio defende o Monaco desde janeiro de 2022 e ostenta bons números na França.

Vanderson marcou seis gols e concedeu nove assistências em 84 partidas pelo Monaco.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo