Mau perdedor ou visionário? De Laurentiis não engole a derrota do Napoli na Supercopa e critica arbitragem
Insatisfeito (com a derrota e arbitragem), dono do Napoli manda recado à Federação Italiana de Futebol após final da Supercopa
Além da campanha irregular na Série A e da eliminação precoce na Copa da Itália, o Napoli amargou nova frustração na última segunda-feira (22). No Estádio Universidade Rei Saud, na Arábia Saudita, os napolitanos sofreram dura derrota diante da Internazionale e amargaram o vice-campeonato da Supercopa da Itália. A partida já se encaminhava para o fim, até que nos acréscimos, a estrela e oportunismo de Lautaro Martínez falou mais alto. O atacante argentino recebeu cruzamento vindo da direita, se livrou da marcação e, no meio da área, completou de primeira. Vitória por 1 a 0 e título dos Nerazzurri.
Após o apito final, Aurelio De Laurentiis, dono do Napoli, teceu críticas à arbitragem. Na opinião do mandatário, a expulsão de Giovanni Simeone aos 15 minutos do segundo tempo não foi justa. Durante seu pronunciamento, De Laurentiis citou Gianluca Rocchi, responsável por designar os juízes dos jogos das principais competições do futebol italiano, e mandou recado à Federação Italiana que, segundo ele, é inimiga dos clubes.
– Tenho pena do Rocchi, que está vivendo um pesadelo, porque também passei momentos agradáveis com ele antes da partida. Você me deixa com 10 jogadores, o futebol não é mais espetacular, pois também estávamos aqui para promover um show (…) A Liga não funciona. Também mudaram as regras dos cartões, já não entendemos nada e agora vamos pagar estas sanções no campeonato. Por pouco, também afeta o campeonato. E por isso a Liga é inimiga dos clubes -, disse De Laurentiis.
Apesar da frustração com o resultado e atuação da arbitragem na Supercopa da Itália, Aurelio De Laurentiis se disse satisfeito com o espetáculo na Arábia Saudita. O produtor de cinema, que comprou um falido Napoli duas décadas atrás e o recolocou no caminho de sucesso, era contra o fato da partida ser realizada em solo saudita, contudo, parece ter mudado de ideia.
– Devo admitir que fiquei muito impressionado com o crescimento e a democratização da Arábia. Em apenas alguns meses ela se transformou em um país muito aberto. Vai se tornar a potência do novo mundo, vi um lugar que obscurece a Disneylândia. Com 100 mil guindastes eles construirão um novo país. Esses árabes são espertos e inteligentes. Eles usam o futebol para atrair pessoas em vista de 2030.
O que restou ao Napoli na temporada?
Em 2022/23, o Napoli viveu a temporada dos sonhos. Afinal, o clube voltou a conquistar um scudetto italiano depois de mais de 30 anos na fila. De quebra, além da campanha histórica na Série A, viveu bons momentos na Champions League, conseguindo alcançar as quartas de final do principal torneio de clubes do mundo. Dito isso, esperava-se que o time napolitano mantivesse a pegada na atual temporada e brigasse pelos principais títulos. No entanto, não foi isso que aconteceu. Pelo contrário…
Com 31 pontos conquistados após 20 rodadas (nove vitórias, quatro empates e sete derrotas), o Napoli ocupa apenas a nona colocação da Série A. Para se ter uma ideia da fraca campanha dos atuais campeões, Juventus e Internazionale, líder e vice-líder do certame, somam 52 e 51 pontos respectivamente. São 30 gols marcados e 25 sofridos até o momento pela equipe comandada por Walter Mazzarri.
O maior vexame do Napoli nesta temporada ocorreu no final de dezembro, quando o time sofreu goleada acachapante diante do Frosinone (4 a 0), em pleno Diego Armando Maradona, e deu adeus à Copa da Itália ainda na fase de oitavas de final.
Por fim, mas não menos importante, o Napoli segue vivo na Champions League. Os Azzurri terminaram na vice-liderança do Grupo C, com 10 pontos (três vitórias, um empate e duas derrotas), e agora terão pela frente o Barcelona nas oitavas de final. O jogo de ida está marcado para o dia 21 de fevereiro, às 17h (horário de Brasília), em Nápoles.
Próximos jogos do Napoli
- Lazio x Napoli – Série A – 28/01
- Napoli x Verona – Série A – 04/02
- Milan x Napoli – Série A – 11/02
- Napoli x Genoa – Série A – 17/02
- Napoli x Barcelona – Champions League – 21/02