Itália

De Gea voltou a atuar após 447 dias, mas teve uma estreia para esquecer

Empate em 3 a 3 contra o Puskás Akadémia, da Hungria, frustrou a estreia do espanhol na Fiorentina

Após um ano sabático fora do futebol desde que deixou o Manchester United, David De Gea finalmente estreou pela Fiorentina. O que deveria ser um retorno triunfal, acabou virando um pesadelo.

No empate em 3 a 3 contra o Puskás Akádemia, da Hungria, no jogo de ida dos playoffs da Liga Europa, os primeiros minutos do goleiro espanhol com a camisa da Viola foram para esquecer.

Em menos de 15 minutos de bola rolando, De Gea já havia levado dois gols e a Fiorentina perdia por 2 a 0. O jogo, que prometia ser tranquilo considerando a modéstia do adversário, passou, então, a tomar rumos dramáticos.

Os húngaros surpreenderam a todos, principalmente o técnico Raffelle Palladino, com um futebol ofensivo e sabendo aproveitar muito bem as muitas chances criadas. Para se ter uma noção, até quase metade do primeiro tempo a Viola sequer tinha chutado no gol. A primeira finalização só saiu após os 20 minutos, com o placar já em 2 a 0 para os rivais.

De Gea durante jogo pela Fiorentina. Foto: Imago
Em 12 minutos, De Gea já tinha sofrido dois gols em seu primeiro jogo após quase 500 dias fora. Foto: Imago

Defensivamente falando, a Fiorentina cedia espaços e não facilitou em nada a estreia de David De Gea. Antes dos 10 minutos, os húngaros abriram o placar de pênalti – no lance, De Gea até foi muito bem na bola, mas a cobrança foi executada com perfeição, tirando qualquer chance.

O segundo gol sofrido pelo ex-Manchester United, porém, era uma bola menos difícil de se defender, mas a força do chute e os 447 dias de pausa do goleiro talvez tenham feito a diferença, e ele também não conseguiu evitar.

O terceiro foi um cabeceio frontal depois da cobrança do escanteio, também sem muitas chances para De Gea. No fim das contas, não dá para jogar no goleiro o protagonismo negativo em nenhum dos três gols, apesar do espanhol ter feito apenas duas defesas das cinco que foram em direção ao gol.

Reação da Fiorentina ‘salvou' estreia de David De Gea

Se os 12 primeiros minutos de De Gea com a camisa da Viola foram para esquecer, ao menos na parte ofensiva o time deu uma alegria ao espanhol.

A Viola conseguiu reagir a tempo em uma partida na qual estava nas cordas, apesar de parte dos torcedores – a maioria fãs do Manchester United – terem pegado no pé do goleiro em sua estreia.

Bom, ao menos com o técnico da equipe, o italiano Raffaele Palladino, De Gea ainda tá com a moral lá em cima. Apesar dos três gols sofridos, o treinador sabe que o time está em formação e vai precisar de um tempo para se adaptar.

‘É claro que temos uma equipe que está em evolução, muitos jogadores chegaram em diferentes momentos da pré-temporada, então não tivemos muito tempo para trabalhar juntos'

O empate não foi o melhor resultado, longe disso, mas buscar a superação diante de uma derrota iminente serviu para manter a Viola viva na briga por uma vaga na Liga Europa.

A Fiorentina – e talvez De Gea – volta a campo no próximo domingo (25), contra o Venezia, pela segunda rodada da Série A, a partir das 13h30 (horário de Brasília).

Já o duelo da volta entre Puskás e Fiorentina acontece na próxima quinta-feira (29), a partir das 16h (horário de Brasília).

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo