Copa da Itália

Numa Copa da Itália mais restrita, a Ternana protagonizou o grande feito ao eliminar o Bologna num animado 5 a 4

Treinada por Cristiano Lucarelli, a Ternana foi a única equipe da segundona a eliminar um oponente da Serie A

A Copa da Itália mudou seu regulamento para esta temporada e restringiu a presença de clubes das divisões de acesso. Agora, apenas os times da Serie A e da Serie B possuem vaga garantida na competição, com somente quatro representantes da Serie C. Além disso, os oito primeiros colocados da primeira divisão na temporada passada já se garantem automaticamente nas oitavas. Não à toa, com tal regulamento, as surpresas seriam escassas na primeira fase, realizada ao longo deste final de semana. Ainda assim, uma bela zebra pintou nesta segunda-feira: a Ternana, promovida da terceira para a segunda divisão, derrotou o Bologna por 5 a 4 e foi o único time a superar um adversário de divisão superior.

O nome mais conhecido da Ternana está no banco de reservas: o técnico Cristiano Lucarelli, que nos tempos de atacante defendeu a seleção italiana e seria ídolo sobretudo no Livorno. Responsável pelo acesso, Lucarelli também conduziria os rossoverdi à grande vitória no Estádio Renato Dall’Ara. O detalhe é que a Ternana chegou a abrir 5 a 1 no início do segundo tempo, com direito até a pênalti perdido. Somente no final é que o Bologna encostou no placar e tentou o abafa, sem evitar o desastre.

Davide Agazzi abriu o placar para a Ternana, enquanto Alfredo Donnarumma (que não possui parentesco com o goleiro) ampliou depois de perder um pênalti. Nicolás Domínguez descontou para o Bologna, mas Diego Peralta fez mais dois e César Falletti também deixou o seu aos rossoverdi. Só depois dos 11 do segundo tempo é que os bolonheses esboçaram uma reação. Marko Arnautovic fez seu primeiro tento pelo novo clube, antes de Roberto Soriano e Riccardo Orsolini também marcarem. De qualquer maneira, não deu para escapar do pior.

Todos os outros times da Serie A que entraram nesta primeira fase da Copa da Itália passaram: Spezia, Genoa, Udinese, Fiorentina, Verona, Cagliari, Empoli, Venezia, Torino, Salernitana e Sampdoria. Também se juntaram Benevento, Cittadella, Lecce e Crotone como representantes da segundona. Nesta segunda, ficou como destaque também o gol de calcanhar de Fabio Quagliarella, marcado nos 3 a 2 da Samp sobre a Alessandria dentro do Luigi Ferraris. O time da segundona, ainda assim, esteve duas vezes à frente do placar até a virada dos blucerchiati.

Na próxima fase, Sampdoria x Torino fazem o jogo de maior peso da Copa da Itália. Serão oito confrontos, que definirão os últimos classificados para as oitavas de final. Nesta etapa, já estão previamente garantidos Juventus, Sassuolo, Napoli, Atalanta, Milan, Lazio, Roma e Internazionale.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo