Copa da Itália

Com um só sobrevivente da Serie B, Copa da Itália define duelos das oitavas e caminho até a final

Com um formato elitista, Copa da Itália já tinha garantido as oito equipes mais bem colocadas da Serie A passada nas oitavas

A Copa da Itália possui o formato mais elitista das copas nacionais entre as grandes ligas europeias atualmente. Apenas quatro times da Serie C participam, e limitados às preliminares, em competição que se restringe basicamente aos participantes da Serie A e da Serie B. Como se não bastasse, os oito primeiros colocados da primeira divisão na última temporada entram diretamente nas oitavas de final. Assim, as esvaziadas fases iniciais se restringiram a definir quem mais completaria as oitavas. Passaram outros sete times da elite, enquanto o Lecce será o único sobrevivente da segundona.

O Lecce deixou pelo caminho o Spezia nesta quinta-feira, com a vitória por 2 a 0 em Cesena. Marcin Listkowski e Arturo Calabresi marcaram os gols. De resto, avançaram apenas times da primeira divisão. A vitória mais expressiva foi da Sampdoria, que bateu o Torino por 2 a 1 em Gênova. Fabio Quagliarella e Valerio Verre marcaram aos blucerchiati, enquanto Rolando Mandragora anotou aos grenás.

Nos dias anteriores, o resultado mais emocionante ficou para os 4 a 3 do Empoli contra o Verona dentro do Estádio Marcantonio Bentegodi. A Udinese aplicou a maior goleada, com os 4 a 0 no Crotone, enquanto o Venezia garantiu os 3 a 1 na Ternana. O Genoa passou com o 1 a 0 diante da Salernitana, na primeira vitória sob as ordens de Andriy Shevchenko. O Cagliari cumpriu sua missão com os 3 a 1 sobre a Cittadella. Já a Fiorentina, equipe mais forte a avançar nesta fase, derrotou o Benevento por 2 a 1.

Cada um dos classificados desta fase enfrentará nas oitavas um dos times previamente garantidos. O chaveamento até a decisão também está definido de antemão. Os oito favoritos ainda têm a vantagem de disputarem o jogo único em casa. Nas oitavas, o destaque fica para o Napoli x Fiorentina e para o Juventus x Sampdoria. Napolitanos e juventinos poderão se pegar na semifinal, com Atalanta e Sassuolo do mesmo lado da chave. Os rivais milaneses e os rivais romanistas, por sua vez, estão no mesmo caminho e só um poderá avançar até a final.

Abaixo, o chaveamento completo:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo