A vocação ofensiva da Atalanta parece estar voltando: depois de fazer oito na Salernitana, marcou cinco no Spezia
O time de Bergamo avançou às quartas de final da Copa da Itália com vitória por 5 a 2 sobre o Spezia
A vocação ofensiva da Atalanta parece estar voltando. Depois de fazer oito gols na Salernitana, e gerar uma crise que teve a demissão e o retorno do técnico Davide Nicola em menos de dois dias, o time de Bergamo venceu o Spezia por 5 a 2 nesta quinta-feira e avançou às quartas de final da Copa da Itália. Sua próxima adversária será a Internazionale.
Partidas abertas e com muitos gols foram uma marca do excelente trabalho do técnico Gian Piero Gasperini, mas, junto com o oitavo lugar da última Serie A, a baixa produção ofensiva foi um dos principais sinais de pane na máquina. De 90 gols na temporada 2020/21 do Campeonato Italiano, a Atalanta marcou apenas 65 em 2021/22.
A nova campanha não havia começado muito melhor. Se tivesse vencido a Salernitana por um placar normal, digamos, fazendo três gols, teria o sexto melhor ataque da Itália. Bom, mas ainda um pouco distante do poderio ofensivo de outros anos. Está com 34 e é o quarto time mais letal da Serie A.
No geral, desde a retomada após a Copa do Mundo a porteira abriu para os jogos da Atalanta, com média de seis gols a cada 90 minutos, o dobro dos três por partida que a Dea registra na Serie A. Pode ser apenas uma anomalia momentânea porque a amostragem ainda é pequena.
De qualquer maneira, Ademola Lookman abriu o placar em Bergamo ao completar um desvio de cabeça de Giorgio Scalvini na boca do gol, aos 10 minutos, e ampliou quase imediatamente com um chute cruzado. Albin Ekdal descontou com uma arrancada pela direita, e Hans Hateboer restaurou a vantagem da Atalanta se intrometendo em uma tabela entre Zapata e Joakim Maehle.
O Spezia, porém, voltou a descontar, ainda no primeiro tempo, com Daniele Verde. A Atalanta ganhou algum respiro apenas aos 27 minutos da etapa final, quando Rasmus Hojlund acertou um forte chute para fazer 4 a 2. Hojlund quase fez o quinto, mas seu toque sutil na saída do goleiro pegou na trave. A bola pegou em Ethan Ampadu e virou um gol contra que fechou o placar.