Itália

Com oito vagas, esses são os classificados para as competições europeias na Serie A

A última rodada da Serie A serviu para definir os classificados a competições europeias, assim como os rebaixados

Este final de semana marcou a rodada de encerramento da Serie A. O scudetto da Internazionale já estava garantido há bastante tempo, porém, ainda havia muito em jogo para outras equipes.

Com pelo menos oito vagas garantidas para competições europeias na próxima temporada, os italianos também definiram os três rebaixados para a Serie B.

Cinco times da Serie A sacramentaram a classificação à próxima Champions League, enquanto dois clubes vão jogar a Liga Europa. Entretanto, o segundo principal torneio da Uefa pode ter mais um representante italiano, o que abriria espaço para o 9º colocado jogar a Conference League.

Já na parte debaixo da tabela, Salernitana e Sassuolo entraram em campo já rebaixados para a segunda divisão italiana. Mas ainda restava um clube para cair para a Serie B. Confira abaixo o resumo da Trivela sobre tudo o que aconteceu na 38ª rodada da Serie A.

Quem se deu bem na Serie A?

Líder absoluta do campeonato, a Inter de Milão foi a primeira a se classificar para a próxima Champions. Milan e Juventus ficaram logo atrás e também garantiram vaga.

A Atalanta foi campeã da Europa League na última quarta-feira (22), quando venceu o (até então) invicto Bayer Leverkusen por 3 a 0, em Dublin, na Irlanda. Para completar, La Dea terminou sua campanha na Serie A dentro do G-4.

Ou seja, o 5º colocado também ganhou uma vaga para a Liga dos Campeões 2024/25. Trata-se do Bologna, que fez uma temporada espetacular sob o comando de Thiago Motta. O Rossoblù volta à principal competição europeia após 59 anos.

Já os rivais Roma e Lazio se classificaram à próxima Liga Europa por terminarem a Serie A na 6ª e na 7ª colocação, respectivamente. Por fim, a Fiorentina já está confirmada na próxima edição da Conference League por ocupar o 8º lugar.

Entretanto, a Viola decide o título da própria Conference nesta quarta-feira (29), em Atenas, na Grécia, contra o Olympiacos. Se a Fiorentina for campeã, ganhará uma vaga na Europa League 2024/25.

Como consequência, o 9º colocado da Serie A herdaria a vaga para a Conference League. E quem torce para o título da Fiorentina é o Torino, que teria a chance de participar de uma competição europeia na próxima temporada.

E quem se deu mal na Serie A?

A Salernitana caiu para a segunda divisão após amargar a lanterna da Serie A com 17 pontos. Foram apenas duas vitórias em todo o campeonato. O Sassuolo, por sua vez, foi o 19º colocado com 29 pontos.

Por fim, a Udinese fez sua parte e se livrou da queda para a Serie B, assim como o Empoli. O 18º colocado que acabou perdendo sua vaga na elite do futebol italiano foi o Frosinone.

Cagliari x Fiorentina

Na quinta-feira (23), a Fiorentina venceu o Cagliari por 3 a 2, no Unipol Domus, pela última rodada da Serie A.

Genoa x Bologna.

Na sexta-feira (24), o Genoa ganhou do Bologna por 2 a 0, no Luigi Ferraris, pela 38ª rodada do campeonato.

Juventus x Monza

No sábado (25), a Juventus venceu o Monza por 2 a 0, no Allianz Stadium, pelo rodada de encerramento da Serie A.

Milan x Salernitana

No mesmo dia, o Milan ficou apenas no empate com a Salernitana por 3 a 3, no San Siro, pela 38ª rodada da competição.

Atalanta x Torino

Neste domingo (25), a Atalanta ganhou do Torino por 3 a 0, no Gewiss Stadium, pela última rodada da Serie A.

Napoli x Lecce

Hoje (25), o Napoli ficou no empate sem gols com o Lecce, no Estádio Diego Armando Maradona, pela 38ª rodada do campeonato.

Verona x Internazionale

Neste domingo (25), Verona e Internazionale empataram por 2 a 2, no Marc Antonio Bentegodi, pela última rodada da Serie A.

Empoli x Roma

Hoje (25), o Empoli vnceu a Roma por 2 a 1, no Carlo Castellani, pela 38ª rodada da competição.

Lazio x Sassuolo

Neste domingo (25), a Lazio empatou com o Sassuolo por 1 a 1, no Estádio Olímpico, pela rodada de encerramento da Serie A.

Frosinone x Udinese

Por fim, a Udinese venceu o Frosinone por 1 a 0, no Estádio Benito Stirpe, pela 38ª rodada do campeonato.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo