Itália

Como times italianos se classificam para Champions League, Liga Europa e Conference League?

Terceira liga mais bem colocada no ranking da Uefa, Serie A tem quatro vagas diretas para a Champions League, mais duas para a Liga Europa e uma para a Conference League

A Serie A é a terceira mais bem colocada liga no ranking de clubes da Uefa, com 83.284 pontos. Um dos mais tradicionais campeonatos do futebol mundial tem retomado seu espaço no cenário internacional e atualmente conta com quatro vagas diretas para a Champions League, mais duas para a Liga Europa e uma para a Conference League, totalizando sete clubes distribuídos em todas as competições de clubes do Velho Continente.

O coeficiente da entidade máxima do futebol na Europa tem como base o desempenho dos times na Champions League, Liga Europa e Conference League nas últimas cinco temporadas. A quantidade de clubes italianos em cada uma das competições é determinada conforme a soma de pontos feita pelos times, ou tem como base o coeficiente das federações de futebol do país no mesmo período analisado.

Neste conteúdo, vamos te explicar como os times ingleses conseguem as suas vagas e como seus tradicionais clubes conseguiram chegar até as sete vagas destinadas à Serie A. Na atual temporada, todas as vagas destinadas ao futebol italiano foram preenchidas.

Quais times da Itália vão à Champions League?

Assim como na Inglaterra, os quatro primeiros colocados da Serie A se classificam diretamente para a fase de grupos da Champions League. Na última temporada, o Napoli fez uma campanha brilhante e voltou a conquistar o scudetto após 33 anos. Além dos napolitanos, a Lazio, Inter de Milão e Milan conquistaram a vaga para a principal competição de clubes da Europa. Vice-campeã continental na temporada passada, a Internazionale conquistou a classificação para as oitavas de final em 2023/2024 e vai encarar o Atlético de Madrid.

Quais times da Serie A vão à Liga Europa?

São duas vagas destinadas diretamente aos times da Itália para a Liga Europa. O quinto colocado da Série A, que na última temporada foi a Atalanta, além do sexto colocado da competição, que em 2022/2023 foi a Roma. A equipe campeã da Copa da Itália também garante vaga na próxima edição da Liga Europa.

Quais times da Itália vão à Conference League?

Somente uma vaga é destinada a times italianos para a disputa da mais recente competição do Velho Continente, concedida ao sétimo colocado da Série A. Portanto, a Fiorentina é a única representante do País da Bota no torneio e vai em busca do título da competição após bater na trave na temporada passada, quando perdeu a grande decisão do torneio para o West Ham, da Inglaterra.

Sendo assim, sete clubes da Itália disputaram ao menos uma competição europeia na atual temporada. Entretanto, o momento mais competitivo dos clubes italianos e a possibilidade de mais vagas ao país para as próximas edições dependem de um desempenho eficiente dos times que restaram na disputa dos torneios europeus.

Até o momento, todos os sete clubes da Serie A que se classificaram à competições europeias se mantiveram vivos, mesmo que em outros torneios. Como no caso de Milan e Roma. Os Rossoneros ficaram na terceira colocação do Grupo da Morte na Champions League e vão disputar os play-offs das oitavas de final da Liga Europa, assim como os Giallorossi, que fecharam seu grupo na segunda colocação e terão de disputar esta eliminatória.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Existe um ditado que diz que o bom filho a casa retorna não é? Pois bem, sou Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia, de volta ao site após quatro anos, e agora redator do Trivela, um dos maiores portais de futebol do Brasil. Sou jornalista, especializado em Marketing digital e narrador do Portal Futebol Interior e também da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo