ItáliaSérie B

Cavalo paraguaio? Líder em toda Serie B, Sassuolo pode não subir

Meses atrás, apresentamos o Sassuolo na coluna Fuoriclasse, dedicada ao futebol italiano. No texto, mostrávamos os motivos pelos quais o pequeno clube emiliano era o grande favorito não só para subir para a Serie A mas também para ser campeão da segundona. Quase 90 dias depois, a situação mudou drasticamente e a equipe pode nem mesmo jogar na elite pela primeira vez em sua história.

A queda de rendimento é notável. Nos últimos 10 jogos, o time conquistou apenas três vitórias. Faltando uma rodada para o encerramento do campeonato, ainda é o líder, com 82 pontos, mas tem Verona (81) e Livorno (80) na cola. No próximo fim de semana, o Sassuolo enfrenta o Livorno, em jogo que vale título, acesso e até mesmo pode ajudar a definir os três classificados para a Serie A. Isso porque o Verona enfrenta o Empoli, quarto colocado com 72 pontos e, caso a diferença entre quarto e terceiro seja igual ou superior a 10 pontos, não haverá play-offs entre terceiro e sexto colocados. Hoje, Novara e Bari, que caíram, respectivamente, na última e na penúltima temporada, ocupariam as vagas restantes no mata-mata. Varese e Brescia ainda tem chance de entrarem no grupo.

Os play-offs só não acontecerão caso Verona e Livorno vençam. No caso, o Verona ficaria com o título, seguido pelo Livorno e só depois viria o Sassuolo. Jogando em casa, é provável que o time do técnico Eusebio Di Francesco queira vencer para comemorar o primeiro título de sua história, sem pensar no rival. No entanto, quem entra como favorito é o visitante. O retrospecto livornês é excelente: são apenas duas derrotas nos últimos 15 jogos. No outro jogo, não há dúvidas de que o Verona é franco favorito contra o Empoli, já que joga em casa e é um dos times mais sólidos no campeonato.

Se o cenário é nebuloso, não há dúvidas de que a última rodada da segundona será excepcional. Na manhã do próximo sábado, três times entrarão em campo buscando o título e, ao mesmo tempo, evitar os jogos extras dos play-offs. Vale acompanhar.

Os destaques: tem brasileiro na lista

Entre os três times que brigam fortemente pelo acesso, Verona e Livorno tem destaques brasileiros. O Sassuolo, vide a coluna escrita em fevereiro, não tem brasileiros no elenco (que é, inclusive, fortemente italiano) e tem no coletivo o seu maior destaque, embora nomes como Domenico Girardi, Emanuele Terranova, Simone Missiroli e Richmond Boakye ganhem mais destaque.

No Verona, o Brasil está representado há tempos no gol por Rafael, ex-Santos. Com 31 anos, o arqueiro é o maior ídolo do time, já que joga lá há seis anos e viveu todo o inferno passado pelo clube na terceira divisão. Outro brasileiro, Raphael Martinho, ex-volante, está sendo utilizado como lateral esquerdo e tem agradado. Já o meio-campista Jorginho, formado pelo pequeno Imbituba de Santa Catarina, é um dos destaques do time e já foi até convocado para a seleção sub-21 italiana, já que tem passaporte do país. Outros destaques são Daniele Cacia, atacante artilheiro do campeonato, com 24 gols, e o meia-atacante Juanito, responsável por abastacê-lo.

Por sua vez, o Livorno tem o grande jogador da Serie B: é Paulinho, brasileiro revelado pelo Juventude e que desde 2004 está na Itália. Ele chegou no Livorno, acabou sendo emprestado duas vezes, para Grossetto e Sorrento, e, agora, aos 27 anos, brilha de vez. Tem o incrível número de 20 gols e 18 assistências, sendo o principal nome do melhor ataque do campeonato – com 77 gols, os amaranto tem a melhor marca, ao lado do Sassuolo. Luca Belingheri (14 gols), Luca Siligardi (13) e Federico Dionisi (13) completam o time de destaques de um Livorno que depende demais deles – afinal, o quarteto responde por 70 dos gols da equipe.

No Empoli, azarão da disputa, não há brasileiros. Os veteranos Francesco Tavano e Massimo Maccarone comandam o time no ataque (21 e 17 gols, respectivamente), enquanto o meia Riccardo Saponara, já vendido ao Milan, e o zagueiro Vasco Regini, ambos da seleção italiana sub-21, são os dois melhores jovens da Serie B.

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo