Comemoração fascista após gol de bisneto de Mussolini chama atenção na Itália
Romano Floriani Mussolini fez o único gol do jogo e deu a vitória a Juve Stabia sobre o Cesena, na Série B da Itália
Bisneto do ditador italiano Benito Mussolini, Romano Floriani Mussolini ganhou as páginas da imprensa esportiva da Itália no último domingo (22).
O lateral-direito de 21 anos marcou seu primeiro gol como profissional e gerou reação polêmica na torcida da Juve Stabia, clube que defende.
No momento de celebração do tento, o jovem fez gesto de silêncio, levando a mão à boca com o indicador apontado para cima. Quando o locutor do estádio mencionou o primeiro nome do jogador (Romano), torcedores entoaram o sobrenome “Mussolini”.
Alguns dos adeptos fizeram a chamada “saudação romana”, em que um braço é levantado para frente com a palma da mão para baixo. Tal gesto era utilizado pelos seguidores de Benito Mussolini na época da ditadura fascista italiana.
O vídeo que mostra a ação dos torcedores causou repúdio na Itália. “Uma cena a ser condenada“, escreveu o jornal “Corriere Della Sera”. Veículos de outros países europeus também repercutiram a cena.
O gol de Romano Mussolini foi o único da vitória da Juve Stabia sobre o Cesena, em jogo válido pela Série B — segunda divisão do futebol italiano.
Bisneto de Mussolini, Romano Floriani marcou hoje seu 1° gol como profissional.
Foi pela Juve Stabia, na Série B italiana, onde atua por empréstimo, porque pertence à Lazio.
Assim celebrou a torcida do clube do sul da Itália: fez saudação romana e exaltou o sobrenome fascista. pic.twitter.com/jM32ZR5IvG
— Copa Além da Copa (@copaalemdacopa) December 23, 2024
O episódio fez com que a Federação Italiana de Futebol (FIGC) iniciasse, nesta segunda-feira (23), uma investigação sobre os torcedores do clube que fizeram as saudações fascistas.
“O Ministério Público Federal (da FIGC) enviará um relatório sobre o incidente, acompanhado de documentos de vídeo, ao juiz esportivo da Liga Serie B para que se pronuncie”, disse a FIGC à agência “AFP”.
Carreira de Romano Mussolini
Romano começou nas categorias de base da Roma, mas encerrou sua formação na Lazio, arquirrival dos Giallorossi. Sem espaço no elenco profissional biancocelesti, o lateral foi cedido ao Pescara na última temporada.
O contrato de empréstimo com a Juve Stabia vai até junho de 2025. Até o momento, ele disputou 19 partidas, marcou um gol e concedeu uma assistência pelo novo clube. A equipe engatou a terceira vitória seguida e está em quarto lugar da Série B.
Em entrevista recente ao jornal italiano “Gazzetta dello Sport”, Romano revelou que, na Juve Stabia, quer ser chamado de Romano Mussolini, em vez de Romano Floriani — nome que utilizou no início de carreira.
Quem foi Benito Mussolini?
Benito Mussolini foi o líder do fascismo italiano e governou ditatorialmente a Itália entre 1922 e 1943. Ao assumir o poder, ele passou a se identificar como “Il Duce”, traduzido como “o líder”.
As ações do ditador visavam à construção de um Estado policial. Assim, a oposição ao seu governo foi perseguida violentamente, enquanto todos os partidos políticos — com exceção do fascista — foram fechados.
Após a derrota da Itália na Segunda Guerra Mundial, Mussolini acabou capturado e executado por partisans (membros de tropas irregulares), em 1945.