Itália

Após cirurgia no joelho, Ronaldo recebe alta

Ronaldo deixou o hospital Pitié-Salpétrière nesta sexta-feira. Em entrevista coletiva, o atacante do Milan comentou sobre os possíveis rumos de sua carreira após passar por mais uma cirurgia no joelho. O jogador deixou o local de muletas e falou pela primeira vez sobre a grave contusão.

“Não decidi ainda o que farei, mas estou pronto para tudo. Tentarei voltar a jogar; isso é o que o meu coração me diz. No entanto, meu corpo dá sinais de cansaço e de que preciso descansar. Sei que física e mentalmente será difícil. Se no fim das contas eu e recuperar e poder jogar novamente, ótimo. Do contrário, será uma decisão difícil [encerrar a carreira], mas terá que ser feita. Esse período vai servir, além de me recuperar fisicamente, também para ter uma vida normal no futuro”, disse.

O ‘Fenômeno’ rompeu o tendão patelar do joelho esquerdo durante a partida contra o Livorno, pela Série A, no dia 13. O atacante, que havia passado por outras duas cirurgias no joelho direito, deve passar cerca de nove meses afastado dos gramados. A nova lesão levantou dúvidas se o brasileiro, de 31 anos, conseguiria voltar a jogar em alto nível.

Eric Rolland, médico responsável pela cirurgia, falou sobre os próximos passos da recuperação de Ronaldo. “Ele só poderá correr em cinco meses e treinar dentro de nove meses. Tudo pode acontecer nos próximos três meses, pois a cirurgia não é uma ciência exata. Tudo dependerá da reabilitação. Faremos um novo check-up em 90 dias e outro em 180 dias. Do ponto de vista médico, permaneceremos em cautela por seis meses”, afirmou.

“Minha motivação continua a mesma de 2000, que é meu amor pelo futebol, paixão por fazer gols. Essa é a luz no final do túnel que eu vejo e quero alcançar. Não vai ser fácil. Espero não ter os atrasos que tive na primeira lesão, que demorou mais por ser uma coisa nova. Ninguém naquela época tinha experiência com aquele tipo de lesão. Hoje temos mais experiência e vamos fazer de tudo para que tudo corra bem e, no final, eu volte a jogar futebol”, completou o atacante.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo